Illinois converteu-se nesta segunda-feira (31) no décimo segundo estado americano a reconhecer legalmente os casais homossexuais, após seu governador autorizar as uniões civis entre pessoas do mesmo sexo.
A lei não permite os casamentos de gays e lésbicas, mas garante a eles os mesmos direitos legais dos casais heterossexuais.
"Hoje é um dia importante na história de nosso estado porque hoje (segunda-feira) estamos mostrando ao mundo que o povo de Illinois acredita na igualdade para todos", afirmou o governador Pat Quinn.
"Esperamos que os indivíduos e as empresas de todo o país que escolham mudar-se para Illinois vejam que todos têm os mesmos direitos", acrescentou Quinn.
Os estados de Massachusetts, Connecticut, Iowa, Vermont e New Hampshire, assim como o distrito de Columbia, já reconhecem os casamentos homossexuais.
Nova Jersey permite uniões civis, enquanto Oregon, Nevada, Hawai, Maine, Wisconsin e o estado de Washington estendem alguns direitos aos casais do mesmo sexo através das leis de concubinato estatais.
Na Califórnia, a lei sobre os casamentos homossexuais foi levada para os tribunais para determinar sua legalidade.