México desmantela suposto plano de entrada da família de Kadhafi

México desmantela suposto plano de entrada da família de Kadhafi

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:19

O governo do México anunciou nesta quarta-feira (7) que conseguiu impedir uma operação clandestina mediante a qual um dos filhos e outros familiares do falecido ditador líbio Muammar Kadhafi planejavam se estabelecer no México.

"Em 6 se setembro passado, a inteligência mexicana detectou um plano de entrada ilegal de Saadi Kadhafi e sua família (...) O governo evitou esse risco e desarticulou uma rede internacional que pretendia dar identidades falsas como mexicanos", explicou em coletiva de imprensa o secretário de Governo (Interior), Alejandro Poiré. Saadi Kadhafi, de 38 anos, está no Níger desde agosto, quando os rebeldes antigoverno tomaram Trípoli, praticamente encerrando o regime de Muammar Kadhafi, que estava no poder desde 1969.

O secretário informou que o grupo detido era integrado por pessoas de diversas nacionalidades, entre mexicanos, canadenses e um dinamarquês, que utilizavam consideráveis somas de dinheiro com o qual adquiriram várias propriedades no território mexicano, "que operariam como esconderijos".

Além disso, já contavam com aviões particulares alugados para realizar os deslocamentos da família de Kadhafi, inicialmente para o estado de Nayarit (oeste), sobre a costa do Pacífico, explicou Poiré.

O funcionário ressaltou o sucesso da operação e assegurou que ela demonstrou "a capacidade das autoridades mexicanas" para contribuir com a segurança regional.

Já a porta-voz do governo federal, Alejandra Sota, disse que Saadi , tinha uma ordem de prisão da Interpol e também enfrentava sanções da ONU, como a proibição de viagens e o congelamento de suas contas.

"Esta pessoa atualmente está no Níger, onde está sob custódia", acrescentou Sota ao se referir ao filho de Kadhafi.

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições