Faraó morreu no Mar Vermelho?

Faraó era o líder do exército, representante das divindades do Egito e o símbolo maior das potestades que estavam perseguindo o povo de Deus.

Fonte: Guiame, Felipe MoraisAtualizado: quarta-feira, 3 de maio de 2023 às 17:58
(Foto: Wallpaper Flare)
(Foto: Wallpaper Flare)

Essa pergunta é frequente, uma vez que não há um texto escrito “então Faraó morreu afogado nas águas do Mar Vermelho”. Embora não tenhamos uma frase escrita exatamente assim, podemos encontrar na Bíblia várias maneiras em que o Senhor Deus demonstrou ter obtido vitória sobre Faraó!

Tipologia Bíblica

O apóstolo Paulo diz que essas coisas aconteceram com eles para nos servir de exemplo e foram escritas para ficar como advertência a nós!

A travessia do Mar Vermelho, assim como toda a trajetória do povo de Israel no deserto, é uma figura da nossa jornada na vida cristã, e se tornaram um aviso para que possamos prosseguir sem murmurações e rebeldia diante do nosso Deus para que não venhamos morrer no meio desse deserto de provações diárias (cf. 1Co 10:1-12)!

A perseguição de Faraó

Quando os egípcios se preparavam para perseguir Israel, foram com todos os seus recursos militares:

Êxodo 14:9,10 – Os egípcios os perseguiram, com todos os cavalos e carros de guerra de Faraó, os seus cavaleiros e o seu exército, e os alcançaram acampados junto ao mar, perto de Pi-Hairote, diante de Baal-Zefom. E, chegando Faraó, os filhos de Israel levantaram os olhos e eis que os egípcios vinham atrás deles, e ficaram com muito medo. Então os filhos de Israel clamaram ao SENHOR.

O próprio Deus lutou contra Faraó e seu exército!

Êxodo 14:23-25 – Os egípcios que os perseguiam entraram atrás deles, todos os cavalos de Faraó, os seus carros de guerra e os seus cavaleiros, até o meio do mar. Na vigília da manhã, o SENHOR, na coluna de fogo e de nuvem, viu o acampamento dos egípcios e criou alvoroço no acampamento dos egípcios; emperrou as rodas dos carros dos egípcios, fazendo com que andassem com dificuldade. Então os egípcios disseram: — Vamos fugir da presença de Israel, porque o SENHOR está lutando por eles contra os egípcios.

Como Deus criou esse alvoroço entre os egípcios?

Josué 24:6-7 – Quando tirei os seus pais do Egito, vocês chegaram até o mar. Os egípcios perseguiram os pais de vocês, com carros de guerra e cavaleiros, até o mar Vermelho. Os pais de vocês clamaram e o SENHOR pôs escuridão entre vocês e os egípcios, e trouxe o mar sobre eles, e o mar os cobriu. Vocês viram com os seus próprios olhos o que eu fiz no Egito. Depois vocês viveram no deserto por muito tempo.

Faraó, rei do Egito!

A palavra de Deus é clara ao afirmar que todos os egípcios que estavam perseguindo Israel morreram no Mar Vermelho. Isso, evidentemente, inclui Faraó, rei do Egito!

Êxodo 14:26-30 – O SENHOR disse a Moisés: — Estenda a mão sobre o mar, para que as águas se voltem sobre os egípcios, sobre os seus carros de guerra e sobre os seus cavaleiros. Então Moisés estendeu a mão sobre o mar, e o mar, ao romper da manhã, retomou a sua força. Os egípcios fugiram de encontro a ele, e o SENHOR jogou os egípcios para dentro do mar. As águas voltaram e cobriram os carros de guerra e os cavaleiros de todo o exército de Faraó, que os haviam seguido no mar; nem ao menos um deles escapou com vida. Mas os filhos de Israel caminhavam a pé enxuto pelo meio do mar; e as águas lhes eram quais muralhas, à sua direita e à sua esquerda. Assim o SENHOR livrou Israel, naquele dia, das mãos dos egípcios; e Israel viu os egípcios mortos na praia do mar.

Faraó era considerado uma divindade no Egito!

Faraó era considerado uma divindade, pois, acreditava que seria a encarnação de Hórus em vida (cabeça de Falcão, filho de Osíris e Íris).

A vitória sobre Faraó e seu exército mostra que os “deuses” do Egito foram incapazes de protegê-lo e as áreas supostamente sob jurisdição dessas divindades foram usadas contra os egípcios!

Por isso, o próprio Faraó, que se considerava um “deus” não foi capaz de proteger nem mesmo seu herdeiro ao trono!

Êxodo 12:12 – Porque, naquela noite, passarei pela terra do Egito e matarei na terra do Egito todos os primogênitos, tanto das pessoas como dos animais, e executarei juízo sobre todos os deuses do Egito. Eu sou o SENHOR.

Por que Faraó morreu?

Faraó morreu porque ele era o principal inimigo do povo de Deus naquele momento. Faraó era o líder do exército, representante das divindades do Egito e o símbolo maior das potestades que estavam perseguindo o povo de Deus.

O Senhor não iria vencer o exército e deixar o principal líder impune!

Deus não disse que venceria apenas o exército, o que o Senhor disse foi:

“serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército” (Êxodo 14:4).

Todos os inimigos foram derrotados!

Salmo 78:53 – Dirigiu-o com segurança, e não tiveram medo, ao passo que o mar submergiu os seus inimigos.

Faraó era a figura principal dentre os egípcios

Hebreus 11:29 – Pela fé, os israelitas atravessaram o mar Vermelho como por terra seca. Quando os egípcios tentaram fazer o mesmo, foram engolidos pelo mar.

As águas cobriram todos os opressores, isso certamente inclui Faraó.

Salmo 106:10,11 – Salvou-os das mãos de quem os odiava e os resgatou do poder do inimigo. As águas cobriram os seus opressores; nem um deles escapou.

Deus mesmo lançou Faraó e seu exército no Mar Vermelho!

Êxodo 15:3-5 – O SENHOR é homem de guerra; SENHOR é o seu nome. Lançou1 no mar os carros de Faraó e o seu exército; e os seus capitães afogaram-se no mar Vermelho. As águas profundas os cobriram; desceram às profundezas como pedra.

O salmista expressa com clareza que Faraó também foi lançado no Mar Vermelho juntamente com todo o seu exército!

Salmo 136:15 – Mas lançou Faraó e o seu exército no mar Vermelho, porque a sua misericórdia dura para sempre.

Por isso, o Senhor diz novamente:

Êxodo 14:17-18 – “Serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército, nos seus carros de guerra e nos seus cavaleiros; e os egípcios saberão que eu sou o SENHOR, quando for glorificado em Faraó, nos seus carros de guerra e nos seus cavaleiros.”

Aleluia! Nosso Deus venceu o inimigo, por isso, não precisamos mais

1. יָרָה  yara’ significa 1) Lançar, atirar, jogar, derramar.

Bibliografia:

BÍBLIA SAGRADA. Bíblia Sagrada. Tradução de João Ferreira de Almeida. 3ª ed. (Nova Almeida Atualizada). ed. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

STRONG, J. Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2002.

 

Felipe Morais é servo temente ao Senhor e atua como pastor na Igreja Batista do Reino, Bacharel em Teologia, escritor (Os Segredos da PÁSCOA: e a Salvação do Povo de Deus | Perdão: assim como nós perdoamos), atua como professor no YouTube pelos canais Curso Bíblico Online e Devocional Bíblico Online.

* O conteúdo do texto acima é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Quem foi Miriã?

 

 

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições