Cerca de 300 imigrantes judeus da Ucrânia devem chegar a Israel no domingo (06) como parte de uma operação conjunta liderada pelo Ministério da Aliá e Integração, a Agência Judaica para Israel e a Irmandade Internacional de Cristãos e Judeus.
Os novos imigrantes chegarão em três voos separados de Varsóvia, Moldávia e Romênia e incluirão 100 órfãos de Lasi.
Eles serão recebidos no aeroporto pelo Ministro da Aliyah e Integração Pnina Tamano-Shata, o presidente interino da Agência Judaica Yaakov Hagoel e o presidente e CEO da Fellowship Yael Eckstein.
A imigração de emergência foi financiada pelas Federações Judaicas da América do Norte, Keren Hayesod e doadores individuais de todo o mundo.
O Ministério da Aliá e Integração fornecerá a cada imigrante um pacote de benefícios estendidos e providenciará alojamento temporário em hotéis em todo o país.
Em fevereiro, houve um resgate de emergência secreto de judeus, planejado por Israel. Tamano-Shata destaca que o governo israelense está “preparado para qualquer cenário de um aumento massivo imediato na aliá da Ucrânia.”
Representando os cristãos, Yael Eckstein, presidente do IFCJ, declarou: “Nós e nossos parceiros continuamos o esforço conjunto de trazer imigrantes em todos os momentos. A chegada dos olim (imigrantes judeus) a Israel é a essência do sionismo e a obrigação mútua que temos, que existe no povo judeu”.