Não tem sido fácil a situação dos cristãos que vivem na Nigéria e República Democrática do Congo (RDC), mas ainda assim é possível ouvir testemunhos de salvação.
De acordo com a Mission Network News (MNN), os ataques mortais nesses dois países são frequentes, mas o mundo não se atenta mais.
“Isso me lembra os missionários na África, de onde veio o grupo de muçulmanos Fulani. Centenas de anos atrás, eles passaram pela influência do Oriente Médio. Ao lançarem seus ataques como jihadistas em toda a África, eles tomaram uma região após a outra e conquistaram esses grupos minoritários. Muitos deles eram cristãos na época”, observou Greg Kelley da MNN.
Ataques na época da Páscoa
“Agora você tem a presença dos Fulani espalhados por 15 países, desde os cantos mais distantes da África Ocidental até as partes orientais da Nigéria e do Níger. Eles estão ressuscitando alguns desses problemas que aconteceram centenas de anos atrás. É traumático ver, mas é a presença do Islã radical”, disse o missionário.
Segundo Greg, durante os dias que antecederam a Páscoa, quase 100 cristãos foram mortos no norte da Nigéria por extremistas muçulmanos. “Em um ataque a um culto do Domingo de Ramos, o pastor e vários fiéis foram sequestrados. No leste da RDC, pelo menos 69 cristãos foram mortos em três ataques separados no mês passado”.
Como a Palavra de Deus chega a esses lugares?
Greg conta que, mesmo em meio a tanta destruição, sequestros e mortes, os missionários encontram formas de levar a Palavra de Deus para edificação, conforto e paz em meio à guerra.
“Nós enviamos a Palavra de Deus a eles. As sociedades bíblicas traduzem as línguas sobre as quais estamos falando na RDC e em toda a Nigéria. Todas essas línguas têm Bíblias”, explicou.
“O Corpo de Cristo está levando a Palavra para libertar os cativos”, destacou ao revelar que a MNN está distribuindo Bíblias em áudio que são recarregáveis à energia solar.
O missionário comenta que essas Bíblias são como tesouros para os cristãos perseguidos. Ao finalizar, Greg pediu orações para que a Igreja Perseguida mantenha um coração brando para interceder também pelos seus perseguidores.