“Histórico”: Escola cristã no Paquistão conquista reconhecimento do governo islâmico

Em meio à perseguição religiosa, a Missão Doulos celebra a conquista inédita no Paquistão.

Fonte: Guiame, ALINE GONÇALVESAtualizado: quinta-feira, 11 de setembro de 2025 às 17:44
A escola cristã se tornou um marco em meio à perseguição no Paquistão. (Arquivo pessoal concedido ao Guiame)
A escola cristã se tornou um marco em meio à perseguição no Paquistão. (Arquivo pessoal concedido ao Guiame)

No Paquistão, um país onde os cristãos enfrentam perseguição religiosa diariamente, uma conquista inédita trouxe esperança para a comunidade. Uma escola cristã, fundada por um coordenador local que sonhava em oferecer educação segura para crianças, recebeu a certificação oficial do governo islâmico.

Este marco é uma conquista da Missão Doulos no país, que ficou em 8º lugar na Lista Mundial de Observação de 2025 da Portas Abertas dos lugares mais difíceis para ser cristão.

Em uma entrevista ao Guiame, Jairo Silva, um dos diretores da missão, contou que a ideia de fundar uma escola cristã no Paquistão surgiu de um sonho do coordenador da organização, o pastor Progba*.

“Nosso coordenador sempre teve o sonho de abrir uma escola apenas para cristãos, pois em sua adolescência foi perseguido por ser cristão dentro das escolas (Madrassas – escolas focadas em incutir o islamismo na mente e caráter das crianças) que estudou”, disse Jairo ao Guiame. 


Na escola, os alunos são alfabetizados e aprendem sobre Jesus. (Arquivo pessoal concedido ao Guiame)

Em 2005, o idealizador, formado em pedagogia, formalizou o pedido e, paralelamente, fundou também um orfanato que chegou a abrigar 15 crianças. No entanto, após 7 anos foi descontinuado por falta de recursos. 

“Graças a Deus, alguns irmãos da igreja e o pastor adotaram as crianças”, contou ele.

Apesar das dificuldades financeiras que levaram o orfanato a ter as portas fechadas anos depois, a iniciativa da escola se fortaleceu e, com o apoio de parceiros a partir de 2010, ganhou novo impulso.

Segundo Jairo, a escola é pioneira na região: “Essa foi a primeira escola cristã criada por nativos, visto que no passado todas as escolas cristãs eram iniciadas por ingleses que colonizaram o país”.


Pastor Progba e alguns alunos. (Arquivo pessoal concedido ao Guiame)

O impacto da missão

Quase duas décadas depois, o impacto é notável: mais de 3 mil alunos já se formaram e muitos ingressaram em universidades prestigiadas do país. Entre os destaques está o filho de um pastor local, que chegou a ser classificado entre os dez estudantes mais inteligentes do Paquistão e se tornou o primeiro cristão a estudar na principal universidade de medicina do país, uma instituição militar ligada ao Exército.

“Foi a primeira vez na história — ao que temos conhecimento — que um cristão acessa esse local”, disse ele. 

E continuou: “Posteriormente, muitos conseguiram empregos do governo, empresas privadas e outros serviços rompendo a bolha anti-cristã na sociedade”. 


Crianças na escola cristã. (Arquivo pessoal concedido ao Guiame)

Além das disciplinas regulares, a escola oferece aulas de inglês, computação, informática, alimentação e suporte pedagógico. Avaliada pelo governo, a instituição mantém média acima de 8,5 pontos atribuída por educadores oficiais.

A conquista mais recente foi ainda mais significativa: a escola recebeu a maior certificação já concedida a organizações cristãs no Paquistão. 


A missão continua testemunhando o impacto da escola no país. (Arquivo pessoal concedido ao Guiame)

“Fomos aprovados por 4 diferentes áreas e ministérios do governo tendo a liberdade de abrir outras escolas na província de Punjab, assim como, projetos sociais e igrejas sem a prévia liberação de órgãos locais e municipais”, testemunhou Jairo.

“Pouquíssimas ou raríssimas instituições têm essa liberação. Isso demonstra o impacto da nossa escola na sociedade paquistanesa ao ponto de não poderem negar a atuação da igreja na melhoria da educação”, acrescentou.

*Nomes alterados por motivo de segurança.

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições