Um jovem de 17 anos está usando o TikTok para ajudar sua geração a encontrar Jesus. Elijah Lamb é um adolescente que prega para seus mais de 660.000 seguidores no aplicativo, que já conta com 17,6 milhões de curtidas.
Em sua biografia do TikTok, Elijah se declara “salvo e liberto por Jesus”.
Embora tenha crescido na igreja, o jovem admitiu que era apenas um frequentador da igreja, que Jesus nunca foi real para ele, até que um dia seus avós o levaram com eles em uma viagem missionária ao México. E aí, sua vida mudou totalmente.
Desde então, Elijah sentiu Deus plantar em seu coração o desejo de pregar. O jovem não sabia o que fazer até que uma convicção de repente veio a ele sobre usar o TikTok para falar de Jesus.
Aparentemente, 60% dos usuários do TikTok pertencem à chamada Geração Z (pessoas nascidas, em média, entre a segunda metade dos anos 1990 até o início do ano 2010). Eles costumam passar a maior parte do tempo nessa plataforma de mídia social. E de acordo com a Pew, nos EUA, esta geração “tem duas vezes mais probabilidade de se identificar como ateísta em comparação com o resto do país”.
Esta é a razão pela qual eles são frequentemente rotulados como a "geração pós-cristã". Elijah quer colaborar para mudar isso e deu um giro moderno para educar jovens cristãos e descrentes por meio do TikTok.
Pregando no TikTok
Elijah começou postando vídeos cristãos sobre perdão no verão passado. E eles acabaram ganhando milhões de visualizações. Agora, ele tem sua própria “congregação” online com mais de 660.000 seguidores ativos.
“Bem, o objetivo geral do que estou fazendo com o TikTok é alcançar cristãos e não-cristãos. Especialmente crianças da minha idade que não levam o Evangelho, ou a Bíblia, ou a igreja a sério. Para mostrar a eles que deveriam”, disse.
Mas Elijah não está sozinho nesta missão na plataforma de mídia social. Hashtags cristãs no TikTok como #Jesus alcançaram 7,6 bilhões, #Christian atingiram 6,4 bilhões, #ChristianTikTok atingiram 479 milhões e #DefendTheGospel atingiram 14,9 milhões.
Alcançando a Geração Z
Além disso, Elias também apontou como os pastores e líderes da igreja hoje em dia não sabem como alcançar a Geração Z, devido ao rápido envolvimento desta geração na Internet. E como membro da geração, ele disse que tem uma influência única porque eles têm imediatamente o seu respeito.
Para o adolescente seu trabalho no TikTok é um ministério. Ele diz que se Deus não o tivesse conduzido ao que está fazendo hoje, ele ainda estaria trabalhando em uma lanchonete.
No Brasil
Com a ideia de criar conteúdo evangelístico para brasileiros, “O Retiro” irá reunir os maiores influencers cristãos no TikTok, em um formato inédito de reality show.
Os 30 TikTokers cristãos mais influentes e criativos da internet estarão reunidos por 15 dias em uma casa. A partir dali, eles irão mostrar a realidade de um retiro e produzir conteúdo cristão para impactar milhares de jovens não só no TikTok, mas em outras plataformas de vídeos.
O projeto foi criado pelo pastor Guilherme Batista, que durante a pandemia tem usado o TikTok e outras redes sociais como uma ferramenta para atrair jovens para Deus.
“O TikTok hoje é um dos aplicativos mais baixados no mundo e o principal aplicativo que adolescentes estão usando”, diz Guilherme em entrevista ao Guiame.
O Retiro será exibido de 11 a 26 de outubro. O conteúdo será transmitido pelo aplicativo do evento e pelas páginas do “O Retiro” no TikTok, Instagram e YouTube.