Uma pesquisa recente descobriu que a Fé em Deus aumentou entre os jovens do Reino Unido, confirmando os relatos de um “avivamento silencioso” entre a nova geração britânica.
Segundo o estudo realizado pelo grupo YouGov, mais de 33% dos jovens, de 18 a 24 anos, acreditam em Deus. O número é o dobro da porcentagem de jovens que criam no Senhor em 2021: apenas 16%.
Além disso, o ateísmo caiu entre os jovens britânicos. Hoje 32% são ateus, em comparação com 49% em 2021.
A pesquisa, que não identificou os entrevistados por suas religiões, confirma os diversos relatos de líderes cristãos sobre um despertar espiritual entre a juventude.
A reverenda Jill Duff, bispa de Lancaster, afirmou que a pesquisa reflete o mover que está acontecendo no Reino Unido.
"Não estou surpresa com isso. É muito o que estamos vendo em nossas igrejas”, garantiu ela, em entrevista ao The Telegraph.
"Tem havido uma tendência nessa direção – que quanto mais jovem você é, mais espiritualmente aberto você é – e estamos vendo uma abertura real a Deus e ao cristianismo, especialmente ao sobrenatural na faixa etária mais jovem”.
Para a líder, o movimento é resultado de oração. "Acho que há um despertar espiritual. A Covid levou a um grande aumento na oração. À medida que as pessoas oram, a nação desperta espiritualmente. Esse tem sido o caso por gerações”, avaliou.
Rejeição ao humanismo e ateísmo
O reverendo Marcus Walker, reitor da Igreja Anglicana St Bartholomew the Great em Londres, disse que os jovens são atraídos pela fé cristã porque não encontraram satisfação no humanismo e no novo ateísmo.
“Há todo tipo de coisa que parece estar trazendo jovens adultos para a igreja, mas a mais importante parece ser a sede de Deus – eles parecem realmente interessados no lado intelectual e espiritual da religião", comentou Walker.
“O humanismo e o novo ateísmo se baseiam na presunção de que a humanidade iluminada avançará em direção à democracia liberal e à grande prosperidade. Os últimos 25 anos mostraram que isso é bobagem. Tivemos guerras, colapso financeiro, lidamos com pragas globais de forma incompetente”.
De acordo com o líder, os jovens encontraram na igreja um lugar para fazer amigos e um local onde podem ser humanos.
"Eles estão muito mais interessados em descobrir um mundo que tem suas raízes em algo muito mais profundo do que as disputas de hoje”, pontuou.
Fé não cresceu entre gerações mais velhas
O estudo também identificou um aumento da fé em outras faixas etárias. Entre os britânicos com idades entre 25 e 49 anos, a crença em Deus aumentou de 21% para 25%, e o ateísmo diminuiu de 45% para 42%.
Na faixa etária de 50 a 64 anos, a fé em Deus permaneceu a mesma registrada em 2021: 27%. Entretanto, o ateísmo diminuiu de 41% para 36%.
Já entre as gerações mais velhas, foi registrado uma diminuição da crença. Entre os britânicos de 65 anos ou mais, a fé em Deus diminuiu de 35% para 32% e o ateísmo aumentou de 30% para 35%.
“O Avivamento Silencioso”
Segundo a Relevant Magazine, está acontecendo um crescente despertar espiritual entre jovens no Reino Unido, chamado de “O Avivamento Silencioso”.
Pesquisas apontam que o número de jovens britânicos de 18 a 24 anos que se identificam como cristãos e frequentam a igreja aumentou de 4% para 16%, nos últimos seis anos. Entre os jovens de 25 a 34 anos, o número saltou de 4% para 13%.
Em Londres, um evento de oração tem atraído multidões de jovens, que chegam a fazer fila para participar dos encontros em igrejas. Os cultos são marcados por adoração espontânea, arrependimento, conversões e curas.
O evento chamado “Joint Prayer Gathering” acontece por bimestre e é realizado em conjunto por três igrejas de Londres: Saint Church, King’s Church e Imprint Church.
O propósito dos encontros é clamar a Deus por um avivamento nos bairros de Londres e na próxima geração.