“Esta geração está vivendo um despertar espiritual”, diz líder sobre jovens no Egito

Os jovens egípcios têm buscado a Deus com profundidade e assumido o compromisso de compartilhar o Evangelho além do país.

Fonte: Guiame, com informações de Mission Network NewsAtualizado: sexta-feira, 30 de janeiro de 2026 às 20:06
Os jovens estão cada vez mais engajados em pregar o Evangelho dentro e fora do país. (Foto: Reprodução/KDEC)
Os jovens estão cada vez mais engajados em pregar o Evangelho dentro e fora do país. (Foto: Reprodução/KDEC)

No Egito, muitos jovens estão experimentando um despertar espiritual após um Jesus. À medida que crescem em seu relacionamento com Deus, eles são atraídos a evangelizar povos não alcançados.

Nader Maurice, da Igreja Evangélica Kasr El Dobara (KDEC), afirmou que Deus está agindo na vida dos jovens egípcios e os despertando para cumprir o ide.

“Esta geração, que agora está no ensino médio e na universidade, está passando por um despertar espiritual”, disse ela ao Mission Network News.

“Eles não querem mudar o país e a política, eles querem levar o Evangelho. Eles querem ir para a África. Querem ir para lugares no Oriente Médio que ainda não receberam as Boas Novas”, acrescentou.

Segundo Nader, movimentos semelhantes já ocorreram na igreja egípcia nas décadas de 1970, 1990 e também em 2014.

Nessas ocasiões, a participação ativa dos jovens influenciou o estilo das atividades da igreja, como o louvor e a pregação, além de ampliar o alcance evangelístico:

“Eles começaram a convidar seus amigos para o culto, reuniões e para o ministério deles. O louvor se tornou diferente, a pregação se tornou diferente, e Deus encontrou uma maneira de avivar seus corações e suas vidas”.

Engajamento da juventude

Nader destacou que, na fase atual, os jovens também trouxeram diversas mudanças: ”Se você olhar ao redor da igreja, verá sinais claros de que Deus está agindo. Os jovens trazem seus amigos. As pessoas começam a ouvir falar do que está acontecendo e começam a visitar. Então, este é um sinal: novos convertidos e recém-chegados”, contou o líder. 

Para ele, outro sinal do impacto desse avivamento é a qualidade da adoração: “Não se trata do som. Não se trata da energia, dos gestos com as mãos ou do aspecto físico, mas você sente que há uma profundidade na adoração. Eles não querem cantar três músicas. Eles querem adorar por uma hora”, afirmou ele.

Além disso, Nader informou que o interesse em pregar o Evangelho tem avançado para além dos muros da igreja. 

“No ano passado, 500 jovens da igreja se inscreveram em nosso Programa de Missões, que é um curso de nove meses com duas viagens de curta duração e uma para o exterior. É caro. Exige tempo e esforço deles, mas eles querem ir. Sentem que têm algo a oferecer e que foram enviados aos perdidos”, destacou Nader.

‘Jesus é o centro’

Ao comentar a atuação da juventude na igreja, Nader reconheceu que a transição geracional pode gerar preocupações entre membros mais velhos, especialmente em relação à maturidade dos jovens. 

No entanto, ele destacou que a prática ministerial faz parte do processo de amadurecimento:

“Acreditamos que Jesus usa vasos simples e que Ele não exige que sejamos extraordinários, porque, de qualquer forma, tudo gira em torno Dele”. 

“Acredito que, quando esperamos que as pessoas amadureçam, às vezes esperamos demais. Elas não amadurecem. Porque muito do treinamento, muito da formação, muito do discipulado acontece, na prática, no trabalho, enquanto você é um discípulo, enquanto você vai e compartilha”, acrescentou.

Enquanto a KDEC e a igreja em geral no Egito buscam capacitar os jovens a compartilhar sua fé, Nader pede orações para que todo árabe tenha a oportunidade de ouvir o Evangelho e ser discipulado.

“Acreditamos na oração e na união, porque aquilo que desejamos só acontecerá por meio da vontade de Deus. Ao nos unirmos, abrimos espaço para Ele. Ao orarmos, Ele libera o Seu poder”, afirmou Nader.

“Portanto, não queremos apenas ser conhecidos por algo. Queremos que Ele seja conhecido. E acreditamos que quando os jovens são enviados, isso faz com que tudo aconteça mais rápido, melhor e de forma mais grandiosa”, concluiu.

Siga-nos

Mais do Guiame

Davi o Filme

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições