Na última terça-feira (6), Jair Bolsonaro participou de uma homenagem à Constituição Federal na Câmara. A solenidade marcou o primeiro dia da agenda agenda oficial do capitão como presidente eleito, antes de sua posse. Porém o evento foi noticiado pela rede Globo na manhã desta quarta-feira com direito a ironias, como a âncora do 'Bom Dia Brasil', Chico Pinheiro.
Ao chamar a matéria durante a apresentação do programa jornalístico matinal, Chico Pinheiro ironizou o principal slogan da campanha de Bolsonaro e trocou pela Constituição na frase.
"Brasil acima de tudo, Constituição acima de todos", disse o jornalista ao chamar a correspondente Juliana Monrone, que estava fazendo um link ao vivo de Brasília.
A postura de Chico faz coro com a de outros jornalistas do grupo de comunicação, como Mirian Leitão, que considerou "perigosa para um Estado laico" a oração feita por Bolsonaro, logo nas primeiras palavras do presidente eleito, após a vitória dele nas urnas, em 28 de outubro.
"O Estado do Brasil é laico. Aquela cena muito inicial, que é um grupo de cristãos, ainda que Magno Malta tenha falado nas outras denominações cristãs, aquilo ali cria um pouco de preocupação, porque o compromisso de um Estado laico é fundamental", disse a jornalista sobre a oração de Magno Malta no dia.
Solenidade
Durante a homenagem à constituição, Bolsonaro reconheceu a importância da Constituição, que deve ser respeitada e assegurada, citando-a como "o norte da nação", porém também ressaltou a importância da fé, citando Deus em vários momentos.
"Na topografia existe três nortes: o da quadrícula, o verdadeiro e o magnético. Mas na democracia só um norte, é o da nossa Constituição. Juntos, presente Toffoli, querido Rodrigo Maia e demais autoridades da mesa, vamos continuar, presidente Temer, construindo o Brasil que o nosso povo merece", destacou.
"Temos tudo para sermos uma grande nação. E a união de nós, que no momento estamos aqui, ocupando cargos chaves na República, podemos, sim, mudar o destino dessa grande nação. Acredito em Deus, acredito no povo brasileiro, acredito em nosso potencial", acrescentou.
Em outro momento, Bolsonaro voltou a citar o principal lema de sua campanha: "Brasil acima de tudo, Deus acima de todos".