MENU

Estudo

Desprendimento

Desprendimento

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:16

A palavra "desprendimento" é comumente associada a coisas negativas. Isso é compreensível, uma vez que o natural é pensarmos que só precisamos nos desprender do que é ruim: vícios, maus hábitos, desvios de caráter, todo tipo de pecado, etc. Mas o texto de Fp 3 mostra que há coisas positivas que devem ser deixadas para trás.

Nas palavras de Paulo, nos vv. 4-6, encontramos uma relação de atributos que lhe serviram de vantagens no passado (circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; quanto à lei, fariseu, quanto à justiça que há na lei, irrepreensível), dos quais apenas um era negativo (perseguidor da igreja). Em seguida, nos vv. 7-9, o apóstolo diz o que todas essas vantagens passaram a significar para ele:

Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo. Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo e ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, senão a que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé.

Paulo apresentou a sua lista de tudo que precisou abandonar. Se fosse a nossa lista, o que constaria nela? Qualidades físicas, morais, intelectuais, posição social, herança religiosa, boa formação cristã? Desprendimento é a atitude de não confiarmos nesses atributos para sermos aceitos por Deus. O que nos faz amados por ele não é o nosso bom caráter, não são nossos bons antecedentes morais. Isso significa que, se não fosse o sacrifício de Jesus, as qualidades que possuímos não nos garantiriam redenção alguma.

Não há por que nos apegarmos aos nossos atributos, por melhores que sejam, ou a quaisquer vantagens terrenas, quer sejam posses materiais, quer sejam posições sociais. O cristão maduro é aquele que, mesmo possuindo os melhores dons, as melhores qualidades morais e intelectuais, aprendeu a confiar unicamente na graça de Cristo para ser aceito por Deus.

Eudoxiana Canto Melo é formada em letras, revisora do Departamento de Cultura Cristã da IAP - Igreja Adventista da Promessa - e autora de estudos das Lições Bíblicas da IAP. Também colabora com artigos para o site da FUMAP (Federação das Uniões da Mocidade Adventista da Promessa).

Blog: Poeira de Ouro - http://eudoxiana.blogspot.com/

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições