MENU

Estudo

Nosso corpo, o Datashow da alma

Nosso corpo, o Datashow da alma

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:14

Sabemos que todo ser vivo precisa do alimento diário para ter forças a fim de desempenhar suas funções vitais. Da mesma forma, a alma do cristão precisa de alimento para viver na intensidade que lhe é esperada pelo Criador e Redentor. Moisés revelou que a caminhada dos israelitas pelo deserto serviu para ensinar que quem sustenta é Deus, tanto espiritualmente como materialmente, e tudo é derivado de Sua Palavra. Deuteronômio 8:3 “Ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conhecias, nem teus pais o conheciam, para te dar a entender que não só de pão [isso implica que de pão também] viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do SENHOR viverá o homem.” Jesus reafirma o princípio dizendo em Mateus 4:4 “Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.” Estes dois versículos revelam que assim como alimento físico diário é vital, o é também o alimento espiritual.

Andar com Deus, temê-lo, conhecê-lo em Sua Palavra e receber do seu amor e graça é muito mais importante do que o alimento diário. Pois sem alimento diário muitos conseguem passar 40 dias, em alguns casos até mais, mas sem o alimento espiritual a alma murcha o corpo adoece e a morte chega. O contrário não é verdade. A fome que é planejada e vivenciada absorve e distribui vida. A esta fome chamamos jejum. Sua razão de ser é que há uma fome mais faminta do que o desejo por comida, ou seja, a fome por Deus. Fome que gera vida de Deus e de Seu Filho que declarou: “Eu sou o Pão da Vida” (Jo 6.35,48). Vida que é mais que biológica, apesar de abrangê-la. É mais que vida física, é espiritual e por isso envolve a vida física. Vai além do corpo, mas não o despreza, pois é a vida do e no Espírito, vivida e manifestada no corpo. “Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo” (1Cor 6:19,20). Vida que flui de dentro para fora, pois “será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna” (Jo 4.14). Esta vida ao invés de debilitar o corpo o avivará.

Conclui-se então que se nosso interior está conectado a fonte da vida o corpo refletirá vida. Se nosso corpo está conectado a glória Eterna nossa vida será a lâmpada cheia de luz. Se estivermos expostos ao vento do Espírito, nosso corpo sentirá o frescor gostoso dessa brisa. Se nosso olhar estiver fito na glória do Todo poderoso, nosso rosto refletirá a glória dessa luz penetrante e doce. Se nossa atenção estiver no Maestro da Vida, nossas vidas serão melodias doces e suaves. Se nosso coração estiver conectado ao coração do Pai, ele pulsará no ritmo da Vida em Abundância. Se nossas mãos estiverem apegadas as Suas andaremos no ritmo planejado pelo Criador, Redentor e Sustentador da existência. Se nossos ouvidos estiverem atentos a ouvir sua doce e poderosa voz, nossos pés caminharão para obedecê-lo não com peso ou medo, mas com a plena e doce convicção que caminhamos de volta ao doce lar. Não só retornando ao lar, mas aos braços do Pai. Melhor que um lar é o abraço do Pai e a presença do irmão mais velho, Jesus, e o calor aconchegante do Espírito Santo. Se ao contrário nos desligarmos do Criador e sustentador não mais seremos. A morte reinará no corpo com a mais profunda demonstração de mais uma alma em extinção. O corpo é o datashow da alma.

Seja a graça do Senhor sobre nós, seja sua palavra a alavanca que nos lança a Ele e nos abençoe com Ele mesmo, a benção das bênçãos, o próprio Deus. Amém.  

Heliel Carvalho

Heliel Carvalho   é pastor e professor de teologia em Goiás.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições