MENU

Estudo

Um alerta urgente...

Um alerta urgente...

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:16

Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus (I Jo 3:9).

Qual o alerta? Não vivam no pecado.

O capítulo 3 de I João é um inimigo declarado do pecado:

No versículo 4, João diz que o pecado é a transgressão da lei.

No versículo 5, ele afirma que em Deus não existe pecado, e que ele se manifestou para destruí-lo.

No versículo 6, ele diz que quem está em Deus não vive pecando; e quem vive pecando, não conhece o Senhor.

No versículo 8, ele fala duramente que, quem vive no pecado, procede do Diabo, pois este vive pecando.

No versículo 9, ele afirma que os que são nascidos de Deus, não podem viver na prática do pecado.

Aqui, João está mostrando de qual lado ele está e deixa claro que ele odeia, com todas as suas forças, o pecado. O pecado é um veneno que mata, em fração de segundos, a nossa alma. Ele pode lançar água a baixo, tudo o que conquistamos durante anos! É uma estrada para a morte, um acesso fácil para a perdição. O pecado lhe dá riquezas, mas traz, junto com ela, choro, amargura, dor, perdas!

O pecado lhe dá prazer, mas também lhe dá uma enfermidade incurável e lhe joga no cárcere da cocaína, do craque, do álcool. Para muitos o pecado é um caminho sem volta, uma areia movediça, uma campo minado.

João sabia disso. Ele sabia da desgraça que o pecado provoca numa família. Ele sabia dos danos que o pecado provoca na vida conjugal das pessoas. Ele sabia que milhares de jovens seriam maquetes nas mãos do Diabo. Quando o apóstolo afirma que o que é nascido de Deus não pode viver pecando, ele não está afirmando que nós não pecamos. Todos somos pecadores e não há como negar esse fato. Ele está dizendo que os que são nascidos de Deus têm forças para lutar contra o pecado, para dizer "não" as tentações do sexo antes do casamento, do adultério, da corrupção, da maledicência e da mentira! Você não pode evitar conviver em meio ao pecado, mas tem autoridade para não ser dominado por ele.

Tome cuidado com o pecado. Ele não é brincadeira. Ele parece agravável aos olhos, mas é um assassino disfarçado de bom moço.

Mas não desanime. Você pode vencê-lo. Cristo venceu o pecado e você também pode derrotá-lo, porque maior é o que está em você do que o que está no mundo! Você pode ser santo. Dos seus lábios poderão sair palavras agradáveis. Da sua mente poderão surgir pensamentos puros. Do seu coração podem brotar, crescer e frutificar as virtudes do amor, da fé, da longanimidade, da bondade e da temperança.

Siga em frente! Não desista, jamais! Deus é contigo meu irmão! Vença o pecado em nome de Jesus!

Jailton Sousa é missionário da Igreja Adventista da Promessa. Também atua no Departamento de Educação Cristã (DEC) da Igreja Adventista da Promessa, em São Paulo-SP. Também colabora com artigos para o site da FUMAP (Federação das Uniões da Mocidade Adventista da Promessa).

Blog: http://www.jailtonsousa.blogspot.com/

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições