Candidatos disputam votos no maior colégio eleitoral de SC

Candidatos disputam votos no maior colégio eleitoral de SC

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:14

Em Joinville, cinco dos oito concorrentes participaram de novo debate. Acontecerão pelo menos mais 14 encontros até 30 de setembro Em uma cena que deve se repetir com cada vez mais freqüência pelos próximos 30 dias, os candidatos ao governo catarinense reuniram-se em debate realizado na tarde desta terça-feira, em Joinville. Dos oito concorrentes ao posto, cinco compareceram ao auditório da associação comercial e industrial da cidade para apresentar suas propostas no programa promovido por uma rádio local. Até o final da campanha, em 30 de setembro, pelo menos outros 14 debates estão previstos em todo o Estado.

Maior colégio eleitoral de Santa Catarina, com 358 mil eleitores, Joinville é considerada estratégica nos planos de qualquer campanha majoritária. Não à toa, José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) confirmaram visitas à cidade em breve, o tucano na próxima sexta-feira e a petista após o feriado de 7 de setembro.

O ex-governador e líder na corrida ao Senado, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), construiu sua carreira política no município, onde promete vitória para Raimundo Colombo (DEM) e Serra, seus aliados nas sucessões estadual e nacional. Para o atual prefeito, Carlito Merss (PT), o desafio é transferir os mais de 170 mil votos que obteve em 2008 para suas companheiras de partido Ideli Salvatti e Dilma.

Dois dos candidatos – Rogério Novaes (PV) e Carmelito Smieguel (PMN) – residem na cidade. Ideli morou lá quando se mudou de São Paulo para Santa Catarina, tendo inclusive dois filhos joinvilenses. Angela Amin (PP) e Valmir Martins (PSOL) completaram a bancada do debate. Colombo e Gilmar Salgado (PSTU) alegaram incompatibilidade nas agendas e Amadeu Hercílio da Luz (PCB), problemas de saúde.

Prioridades

Ideli não poupou a ausência do demista, seu alvo preferencial na disputa por um eventual segundo turno. “O slogan ‘As pessoas em primeiro lugar’ [nome da coligação de Colombo] não serve para o Norte do Estado, já que ele não compareceu também ao debate em Jaraguá do Sul”, alfinetou. A candidata destacou sua participação em obras importantes do governo Lula na região, como os investimentos na recuperação e ampliação do porto de São Francisco do Sul e na duplicação da BR-280.

Angela apresentou suas prioridades para Joinville e arredores: empenho do governo do Estado na execução de obras importantes como a duplicação da rodovia da Serra Dona Francisca, ampliação do aeroporto, implantação do parque tecnológico e possibilidade de uma zona industrial na região Sul da cidade. Enfatizou, ainda, a transparência e a “meritocracia” como em todas as áreas de sua gestão. “Vamos investir na qualificação do servidor público, dando oportunidade para que todos possam ter curso superior”, afirmou.

A candidata também destacou investimentos na qualificação dos servidores públicos, dando, inclusive, oportunidade a todos de concluir curso superior. Outro ponto enfatizado foi a questão da “meritocracia” que, segundo ela, vai prevalecer em todas as áreas de sua gestão, o que é muito positivo para o funcionalismo público.

Em casa, Novaes detalhou seu plano SIM – Sistema Inteligente em Movimento, carro-chefe de sua campanha. Segundo o candidato, são oito eixos (saúde, segurança, educação, infra-estrutura, geração de emprego e renda, gestão, habitação e questões relacionadas ao lazer, cultura, esporte e turismo) que gerarão ações visando ao crescimento aliado ao desenvolvimento sustentável e ao meio ambiente. Outro ponto ressaltado pelo verde foi o combate às drogas. “Reconheceremos o dependente como doente e montaremos uma política conjunta com os três Estados do Sul para coibir a entrada do crack”, declarou.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições