Menina de 12 anos cria biblioteca e é finalista do Prêmio Bom Exemplo

Menina de 12 anos cria biblioteca e é finalista do Prêmio Bom Exemplo

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:40

Lorrane Marques de Souza tem 12 anos e transformou um quarto de entulhos em uma biblioteca para crianças e adolescentes. Ela mora em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e é uma das cinco finalistas ao Prêmio Bom Exemplo 2011, na categoria Cidadania. "Eu percebi que meus amigos e primos não tinham o hábito de ler, mas eles sempre gostavam de ler os meus livros. Aí eu fui pesquisando sobre o assunto e tal. E eu descobri que o desinteresse se dava, na maioria das vezes, pelo difícil acesso de adquirir os livros. Então eu tinha que fazer alguma coisa’, disse Lorraine.

O local abriga atualmente mais de 1.300 exemplares entre contos, romances e crônicas. "Era um quartinho onde a gente guardava os entulhos, essas coisas que a gente tem em casa, bicicleta, essas coisas, aí eu pedi a minha mãe. Aí eu fui juntando um mutirão aqui, aí a gente foi fazendo, colocando os livros, foi pedindo doação para a editora e foi pedindo, pedindo e hoje a gente tem esse acervo bem grande”, conta a menina. "É a minha paixão, a minha vida! Gosto muito de ficar aqui, descansar e de ler. Viajar mesmo!”, completa.

A mãe dela, Luisa Lima Marques, diz que se assustou com o pedido da filha de Souza. "Falei: biblioteca naquele quartinho? Porque era um quartinho que ficava entulho e tal. Gente, e como é que vai fazer uma biblioteca ali? Eu deixei e aí começaram a vir as primeiras crianças”, disse. Com o crescimento das visitas à biblioteca, a mãe de Lorrane diz que sentiu necessidade de reformar o local. “Eu não imaginava ter esse alcance todo que vem tendo, não sei onde isso vai parar", diz o pai da Lorrane, Marcos Roberto de Souza.     Cinco meses depois que a biblioteca começou a funcionar, Lorrane quis expandir o projeto e teve a ideia de montar kits e levar para as escolas públicas da cidade. “Confesso que eu não tinha essa vontade de ler que eu tenho agora”, diz a estudante Keila Tereza Costa, de 12 anos.

O irmão de Lorrane, Yuri Lima tem oito anos e diz que se diverte no local. “A gente aprende a ler, a gente tira notas boas na escola”.

Lorrane também conta histórias para as crianças que visitam a biblioteca e inspira os mais jovens. "Eu vi a Lorrane contando a história lá na escola que eu estudo. Aí eu resolvi contar histórias também, igual a ela”, diz Maria Tereza Costa, de oito anos. Ela frequenta a biblioteca há mais de um ano.

“Eles falam que aprendem muito comigo, mas eu aprendo muito com eles, é uma experiência, assim, maravilhosa que eu vou levar para o resto da minha vida, que não tem preço”, completa Lorraine.

A mãe de Lorraine diz que tem orgulho da ação. “Eu olho para trás e vejo o caminho que eles percorreram. E o mais importante é ver que a cada dia aparecem mais crianças, e não só crianças. Os adolescentes estão vindo para ajudar, tão querendo seguir o exemplo”.

A votação para a escolha do vencedor começa no dia seis de junho pela internet.

Para outras informações, acesse o site do Prêmio Bom Exemplo .            

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições