6 motivos para que o Flash sobreviva na web

6 motivos para que o Flash sobreviva na web

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:16

Depois que a  Apple anunciou que deixaria de suportar a plataforma Flash em seus dispositivos móveis munidos com o iOS, muitos chegaram a prever a morte do aplicativo desenvolvido pela Macromedia. Steve Jobs disparou uma bala de grosso calibre contra o conteúdo .swf quando disse, em carta aberta chamada de Thoughts About Flash (Elucubrações sobre o Flash – em tradução livre do inglês) que “o Flash já não é mais necessário para assistir a vídeos ou para apreciar arquivos multimídia na web.

Jobs e mais um grupo de pessoas hastearam alto a bandeira do HTML5 como melhor jeito de consumir conteúdo de vídeo, animações e outras mídias interativas na Internet. Uma das motivações do apoio a este padrão é o fato deste ser aberto e público, ao passo que o Flash permanece sendo uma plataforma proprietária. Com base na versão 5 da linguagem padrão de programação na web, é possível assistir aos vídeos diretamente no navegador, em vez de depender da benevolência de um plugin, caso do Flash. Mas, daí a avisar que o Flash “já era” ainda falta um bocado, advertem analistas.

“Sim, há muitas pessoas que desdenham o Flash. Resta saber se essas mesmas pessoas vão gostar do que se esconde por trás dos portões que abrigam o HTML5. O universo do código-fonte aberto não foi capaz de encantar a todos com seu recurso de reprodução de vídeo; pelo menos não até agora”, diz o analista da RedMonk Michael Cote. “A Adobe investiu muito tempo na otimização do Flash e ouso prever que a integração de conteúdo de vídeo à plataforma HTML5 também vai levar algum tempo”.

Então seguem seis, no lugar dos cinco tradicionais, motivos que injetam nova vida nas veias do supostamente moribundo Adobe Flash.

1. A teimosia dos irmãos iPhone e iPad pode não durar muito mais

Apesar de a Apple ter se despedido da plataforma da Adobe nos dispositivos iPhone e iPad, o sistema Android, da Google, na versão 2.2 suporta os recursos. É verdade que o Android 2.2 ainda não permeia todos os dispositivos do mercado, mas a distribuição do Froyo (versão mais recente do sistema do Google) é anunciada para uma extensa variedade de smartphones nos próximos meses.

Um grupo  nada desprezível de fornecedores de sistemas para dispositivos também garantiu à Adobe que continuará a apoiar o Flash nos próximos anos. Entre esses “fãs” do Flash encontram-se nada mais, nada menos, que nomes como o da Microsoft e a HP/Palm. Outro player de renome nesse segmento, a RIM, deixou avisado que estaria trabalhando no projeto que estenderá o suporte ao Flash nos aparelhos BlackBerry, sem deixar claro quando esse suporte estaria disponível.

2. Flash não é só vídeo

Quando alguém diz “Flash”, a primeira coisa que vem à mente das pessoas é o super-herói. Só depois conteúdo de vídeo na internet. O que, na perspectiva do analista do NPD Group, Ross Rubin, é bastante lógico. O Flash é apoiado por sites bastante relevantes, como é o caso do Youtube e do Hulu. Mas os talentos do Flash não podem ser enclausurados nesses dois elementos. Existe uma infinidade de aplicativos interativos, como jogos e anúncios da web, inspirados e apoiados nesta plataforma.

“Enquanto todo mundo patina no discurso sobre vídeo, os recursos interativos parecem relegados ao segundo lugar”, ressalta o vice-presidente de desenvolvimento de marketing e negócios da Coincident TV, Craig Barberich. A empresa de Barberich trabalha com o desenvolvimento de plataformas de conteúdo interativo que têm suporte em sistemas movidos a iOS.

“Honestamente falando, o Flash é uma boa ferramenta para animações e é usada para vários níveis de interatividade. Muitos desses níveis ainda são um desafio para o HTML5.”

3. O suporte da Adobe aos desenvolvedores

Apresentado ao mercado em 1996, o Flash (ainda Macromedia nessa época) não tardou a receber o apoio por seu peso moderado e pela capacidade de exibir gráficos complexos na web. Isso em uma época em que a banda larga ainda não era difundida como é hoje. Mas, pode-se dizer que a garantia de sucesso veio por meio do extenso suporte que a companhia dava à comunidade desenvolvedora.

A Adobe tem uma longa tradição em meio aos criadores de conteúdo. Ela adquiriu a Macromedia e o filho pródigo, Flash, em 2005. O comprometimento da empresa com os desenvolvedores foi mantido com o lançamento da primeira versão proprietária, em 2007. Atualmente, o Flash vem integrado em vários pacotes de software que compõem as suítes da empresa.

“Sendo uma empresa desenvolvedora de ferramentas, a Adobe ofereceu suporte à comunidade de desenvolvedores de conteúdo e procurou adicionar funcionalidades simples e encorajadoras, sem abrir mão da leveza do programa”, afirma Rubin.

“O framework do Flash permite a criação de animações interativas, o que motivou os programadores de jogos e daqueles anúncios super elaborados”, comenta Cote. Isso transforma o Flash em muito mais do que um formato de mídia. Na visão de Barberich, se o HTML5 quiser se firmar como grande plataforma, precisará de mais que apenas o apoio moral por parte de empresas como a Google ou a Apple. Quem sabe, sejam necessárias ferramentas e aplicativos firmemente apoiadas e um robusto suporte técnico para erradicar o temor da comunidade de mídias digitais.

4. A proteção do conteúdo desenvolvido com base no Flash

Outro desafio que se coloca ante ao HTML5 é oferecer o mesmo tipo de proteção de conteúdo atualmente oferecida pela Adobe. Essas proteções poderiam ser implementadas dentro de uma tecnologia de mídia da web. A Adobe, porém, teve tempo de incluir essa proteção na própria ferramenta.

Cote avisa que também devemos ficar atentos ao interesse de Hollywood na plataforma. “Eles viram o que aconteceu com a indústria de música depois do surgimento do MP3 – e não desejam que o mesmo lhe ocorra. As pessoas que têm direitos sobre programas de TV e filmes para o cinema devem insistir no mesmo tipo gestão de propriedade digital. O que significa que plataformas que não atendam esse requisito tornem-se de difícil aceitação.”

Apesar de o YouTube (de propriedade do Google) estar realizando experimentos com o HTML5, a proteção de conteúdo é justamente o porquê do site ainda precisar do Flash. Quem afirma é o engenheiro de software da equipe do YouTube, John Harding, em um post recente em um blog. Determinados provedores de vídeo requerem que o YouTube use o protocolo da plataforma RTMPE, do Flash. Essa tecnologia impede que o internauta baixe o arquivo em seu computador e o redistribua livremente.

Não conte com o Silverlight

Igual ao Flash, o Silverlight – a plataforma de desenvolvimento de rich content da Microsoft – também é proprietária. A interface do sistema Windows Phone 7 é inteiramente desenvolvida com base nessa linguagem. A empresa também lançou uma versão do Silverlight para o sistema Symbian.

O Silverlight tem uma proteção integrada contra cópias, que é usada pela Netflix. Os usuários desse último são obrigados a instalar o Silverlight para poder assistir ao conteúdo sob demanda (já o serviço de vídeo da Amazon PE é baseado no Flash).

Apesar de o Silverlight não ter conquistado uma legião de seguidores, Cote, da Redmonk acha que a plataforma tem futuro, dependendo só do marketing da Microsoft para outras empresas que tenham eventual interesse em vender conteúdo protegido.

Contudo, Cote faz uma observação bastante relevante sobre o YouTube. Para ele, o site de compartilhamento de vídeos não expressa um amor incondicional pelo Flash, mas, precisa dele. Em outras palavras, o que poderia ameaçar a soberania do Flash é o HTML atender a esse requisito.

Cote diz, ainda, que o Silverlight pode ter um papel importante face à integração de sistemas de proteção do conteúdo.

5. O Flash é querido pelos anunciantes

O Flash é a plataforma mais disseminada na comunidade de anunciantes online e isso pode motivar o atraso no sucesso de outras plataformas. O HTML5  - ou qualquer outra tecnologia similar - ainda não ofereceu aos anunciantes o motivo necessário para abandonar o .swf. Pelo menos por enquanto.

Além disso, o Flash também tem um lugar no segmento de mobile. O comprometimento da Google em apoiar o Flash no Android a curto prazo, deve ampliar as oportunidades de quem quiser realizar campanhas de vendas na web e isso em uma linha bastante extensa de dispositivos móveis.

A despeito dessa promessa, os anunciantes não gostam da ideia de abandonar a plataforma da dupla iPhone e iPad. Estes acham que a necessidade de transformar conteúdo elaborado em Flash para o formato HTML5 é mais do que urgente. Essa demanda motiva a empresa Greystripe, por exxemplo, a enfrentar o desafio da conversão do Flash para a versão 5 do HTML. A tecnologia, chamada de Lightning Technology, realiza essa transformação.

Possivelmente, o exemplo mais relevante para o HTML5 seja o projeto Smokescreen, desenvolvido pela RevShock, uma startup do segmento mobile. O projeto é promissor, mas não chega à altura do já consagrado Flash. “O Smokescreen mostra a imaturidade do HTML5”, diz Rubin.

E por que os desenvolvedores não se concentram na programação do HTML5 para a plataforma mobile? Posto lado-a-lado com o canal de distribuição tradicional da internet, a plataforma de anúncios para dispositivos móveis neste padrão ainda é muito nova. Se conseguirem escrever anúncios em uma plataforma única e forem capazes de convertê-los para o formato HTML5, isso pode render um corte generoso nos custos.

Em suma: mesmo que o iOS não entenda conteúdo em Flash, em breve teremos ferramentas de conversão capazes de interpretar os arquivos.

6. O HTML5 tem questões de codec para resolver

Igual ao Flash, o HTML5 depende das tecnologias de codificação e decodificação – também conhecidos por codecs – para entregar o conteúdo. Mesmo assim, eles não especificam qual codec é necessário. O mais popular deles é o H.264.

O navegador da Apple, Safari, oferece suporte ao formato. O mesmo suporte é esperado para o Internet Explorer 9. As versões mais recentes do Flash também são compatíveis, de maneira adicional a outros codecs de áudio e de vídeo.

A tecnologia do H.264 é patenteada; para usá-la, as companhias precisam desembolsar as licenças. No caso de empresas grandes como é o caso da Microsoft, da Apple e da Google, isso não chega a ser um problema. Já organizações com menor poder de fogo têm sofrido para honrar esse compromisso; é o caso da Mozilla. Os defensores do código aberto também torcem o nariz quando veem questões de tecnologia patenteadas sendo introduzidas no HTML5. Afinal de contas, ele é gratuito e aberto, para todos, não é?

Rubin conta que a controvérsia sobre o uso do H.264 para vídeo na web existe há vários anos e ela é anterior ao anúncio do HTML5. Foi graças à propaganda da Apple que o assunto sobre o ele e as plataformas proprietárias voltou a vida.

Um alternativa para esse dilema foi apresentada pela Google. Trata-se do VP8, tecnologia comprada junto à desenvolvedora On2 Technologies, em fevereiro deste ano. O projeto open source da Google, o WebM disponibiliza o VP8 junto com o codec de áudio da Vorbis. E o melhor: de forma gratuita e capaz de entregar vídeo de alta qualidade na web.

Nas futuras versões do navegador da Goggle, o Chrome, o suporte ao WebM será implementado de forma nativa. O mesmo é esperado por parte do FireFox e do Opera. No caso do IE9, a compatibilidade com vídeos via HTML só será possível se o usuário instalar por conta própria o pacote VP8.

Rubin questiona a viabilidade do VP8, uma vez que a Microsoft e a Apple não oferecem suporte à plataforma. No caso da empresa de Steve Jobs, mantendora das chaves de acesso ao reino do iPad e iPhone, isso é especialmente relevante. Na perspectiva de Rubin, isso não deve mudar no futuro próximo, pois a Apple já investiu pesado no suporte à plataforma H.264.

Qualidade e eficiência da compactação também preocupam os observadores do projeto VP8. A natureza rebelde e pouco esmerada do formato foi sinalizada pelo desenvolvedor do projeto FFmpeg, Jason Garrett-Glaser.

A não ser que se chegue a um consenso referente ao transporte de vídeo na plataforma HTML5, os criadores de conteúdo terão de codificar seus vídeos diversas vezes a fim de torná-los acessíveis aos novos navegadores.

Quem sabe esse seja o motivo que leve Google e Apple a investir muito dinheiro e muito tempo no processo de chegar a um acordo referente ao iminente HTML5. “Talvez, quando isso acontecer, o desenvolvimento pleno de uma plataforma open source seja possibilitado. Seria ótimo que o formato de vídeo fosse padronizado e, preferencialmente, de forma aberta”, diz Cote.

“A Google tem tecnologia e vontade  para financiar tal iniciativa. Dinheiro, a empresa também tem de sobra, e este pode viabilizar a entrada do open  vídeo”, diz.

Co-existência No fundo de toda a discussão envolvendo o Flash e o HTML5, está escondida a possibilidade dos dois existirem juntos, pacificamente. “Não entendo por que essa hipótese não é mencionada. Todos têm a ganhar”, diz Cote.

Rubin prevê um cenário no qual ambas as plataformas serão suportadas por sites. Ele acredita que muito do que é visto hoje em dia poderá ser experimentado nas duas tecnologias. De qualquer forma, o Flash deverá continuar a evoluir e a oferecer incentivos para manter o suporte por parte dos desenvolvedores.

Um bom exemplo disso é o YouTube. Apesar do site de vídeos estar apoiado firmemente na plataforma Flash, ele recentemente lançou um serviço front-end para permitir que usuários do iPhone e iPad possam assistir ao conteúdo do provedor de vídeo de propriedade da Google.

Alinhados a essa tática, empresas como a Coincident TV, a Greystripe e a RevShock apostam na demanda por tecnologias que possibilitem aos criadores de conteúdo, transformar os vídeos em algo que o browsers HTML5 possam interpretar. Essa tática pode durar pouco, mas, pode também decidir como as coisas serão daqui para frente.

“Pessoalmente, não acredito que uma empresa sólida como a Adobe possa ser ameaçada em suas habilidades; mas, certamente, existe um movimento de integração entre várias tecnologias o que deve possiblitar que qualquer formato funcione em todos os dispositivos”, afirma a direção de marketing da Greystripe, na voz de Dane Holewinski.

Todas as formas de cooperação entre as diferentes plataformas redundam em uma confirmação da relevância do Flash no futuro.  

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições