A sua vida não pode permanecer nos traumas do passado

A sua vida não pode permanecer nos traumas do passado

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

A sua vida não pode permanecer no passado, pois satanás quer que eu e você estejamos com nossas vidas amarradas aos traumas, as feridas da alma, aos complexos, aos sentimentos de rejeição, de solidão, de incapacidade, e de inaceitação de si próprio. Tem pessoas que não aceitam seu nome, seu corpo, seu cabelo, seu biótipo físico, sua altura... Não aceitam o pai e a mãe que tem, porque elas mesmas não se aceitam e quando você não se aceita, você terá problemas para aceitar os outros. E sabe o que é pior, são as desculpas que damos: "Ah, o meu pai não me beijou!" Eu, por exemplo, gostaria que o meu me beijasse mais. Eu teria menos dificuldades das que eu tive quando comecei o ministério, porque via de regra, a visão dos membros da igreja é que o pastor é aquele camarada que sorri, que beija e abraça todo mundo.  

Na casa em que eu fui criado, na mesa a gente só podia falar uma coisa: agradecer a Deus e mais nada. O meu irmão mais velho torcia por um time, eu para outro, o caçula para outro, e se meu pai pegasse um de nós caçoando um do outro porque o time ganhara, ganhávamos uma surra com borracha dobrada quatro vezes. Era nesse nível, e sabe como meu pai ensinava o dever da escola para nós? Com a correia na mão. Eu não estou falando mal do meu pai, estou falando apenas das realidades que vivenciei. E quando você, pela graça de Deus, é chamado para pastorear um povo, todo mundo cobra de você: o pastor tem que sorrir, o pastor tem que ser legal, o pastor não pode reclamar de quando alguém conversa. Sabe por quê?  Porque essas cobranças estão relacionadas com o biótipo de alguém que é pastor, advogado, médico, enfermeiro, ou seja lá qual for a formação. E isso faz com que as pessoas rejeitem e desconsiderem essas situações que nós vivenciamos.

Eu falo dessas coisas com muita liberdade porque eu não tenho o devaneio de tecer para você um quadro lindo. A gravata bonita do pastor, não pode esconder o que está dentro dele. A sua roupa bonita não pode esconder as violências emocionais que você vivenciou. E muitas vezes, a sua roupa, a cor do seu cabelo, tem mais a ver com que você quer esconder do que com você mesmo.

É preciso perdoar

Talvez, as pessoas com que você anda tem mais a ver com as realidades da sua alma do que com você mesmo. Mas Cristo Jesus quando nos chama, ele não pergunta quem éramos no passado. Ele não manda o serviço secreto do céu para averiguar a sua velha vida, porque o seu sangue nos lava, nos limpa, nos purifica e nos perdoa. Quando cito exemplos do meu pai, você pode pensar: O pastor odeia o pai dele. Não. Eu para o meu pai sou um profeta, e meu pai para mim é o meu melhor amigo, alguém que eu amo, alguém a quem eu dou instruções, alguém que me liga para dizer: "Estou com saudades!" Se eu fui perdoado, quem sou eu para não perdoar? Há muitas pessoas que se escondem atrás de palavras baratas: "Quem perdoa é Deus, eu não sou Deus." Isso é hipocrisia, porque está escrito em Mat.18.23 a 35, que se nós não perdoarmos as ofensas que os homens nos fazem, nosso pai que está no céu não perdoará os nossos pecados. (paráfrase do autor) Quem se relaciona com Deus sem perdão?

Então, não viva debaixo dos traumas do passado.

Graça e Paz!

Marcus Gregório é pastor, graduado e pós-graduado em Teologia. Empresário, escritor, preletor internacional, consultor financeiro, fundador da 0NG Pró-Viver e Presidente do Conselho de Pastores do Estado do Rio de Janeiro.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições