Palavra ou voz

Palavra ou voz

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:30

Inácio, Bispo de Antioquia (Síria) fora preso por causa da fé, em 107. Durante a viagem para Roma, a escolta que o acompanhava fez escala em Esmirna (Turquia). Inácio escreveu uma carta aos cristãos de Roma da qual destacamos: "Se vos calardes a meu respeito, serei Palavra (Lógos) de Deus; se, porém. amardes a minha carne, serei simples voz (phoné)".

Esses dizeres têm um valor eterno. Lembram-nos que toda pessoa pode assumir três atitudes na vida.

- Ser simples voz, sem significado, caso ceda à futilidade, vivendo com um coração vazio. Uma voz sem significado é uma voz preocupada apenas consigo mesma; sempre está pronta para reclamar, encontrar defeitos nos outros, pedir ajuda. A pessoa, no entanto, pode ser uma voz com significado, tal qual João, o Batista, no deserto, anunciando o caminho do Senhor: "Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas" (Lc 3.4). Esta profecia se cumpriu em sua vida. Aquele deserto não era apenas geográfico, mas também espiritual. Podemos ser vozes significativas no deserto em que a humanidade se encontra hoje.

- Ser palavra de homem, caso sua vida se norteie pelas luzes das coisas deste mundo, ou por sua sabedoria sem fé. O homem natural não compreende as coisas espirituais e, por isso, não pode delas falar. Quantos cristãos perdem tempo, conversando sobre inúmeras coisas, mas se esquecem de falar das coisas espirituais. Paulo nos deu o exemplo, quando escreveu: "Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais" (1 Co 2.13).

- Ser Palavra de Deus, desde que faça da mensagem do Senhor a força de sua existência. Neste caso, o seu viver já é Palavra de Deus. É um viver voltado para os afazeres de cada dia, traduzindo concretamente a mensagem de Deus. Mesmo que fale pouco, tal vida é eloqüente e persuasiva: levanta os ânimos e abre horizontes. O mundo procura tal tipo de existência, pois está cheio de vozes (phonai), mas carente de Lóqos (Palavra) de Deus.

Todo cristão é chamado a fazer de sua vida a expressão da mensagem de Deus: "Vós sois a nossa carta, escrita em nosso coração, conhecida e lida por todos os homens, estando já manifestos como carta de Cristo, produzida pelo nosso ministério, escrita não com tinta, mas pelo Espírito do Deus vivente, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, isto é, nos corações" (2 Co 3. 2,3). Uma carta traduz os pensamentos da pessoa e os comunica a outrem. Se cada cristão for a carta de Cristo, com certeza, estará anunciando as maravilhas operadas por Deus em suas vidas

Dr. Tácito da Gama Leite Filho é escritor, autor de 84 Livros; doutor em Teologia (Pontifícia Universidade Católica - RJ); doutor em Psicologia (Florida Christian University, Miame - FL - USA); fundador e diretor do CETEO - Centro de Estudos Teológicos Brasileiro - www.ceteo.com.br  

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições