“O Covid-19 é uma grande preocupação para todos nós. Especialmente porque se espalha para áreas do mundo com menos recursos para lidar com isso. Nós precisamos orar”. Esta foi a mensagem da Aliança Evangélica Mundial (WEA) ao designar o domingo, 29 de março, como um dia global de oração e jejum.
O grupo, que representa 600 milhões de cristãos evangélicos em todo o mundo, oferece em seu site um guia de oração e jejum, e chama todos os cristãos a “encorajarem-se mutuamente a compartilhar histórias de fé e esperança enquanto caminhamos juntos por problemas”.
O tema da iniciativa é "Senhor, ajude!" e é inspirado no Salmo 107. “Essa iniciativa de oração não começará e terminará com um dia, mas esperamos galvanizar os esforços de oração e incentivar os crentes a se tornarem parte do movimento global de oração para interceder diariamente”, disse a WEA.
Outras iniciativas globais
O movimento 24-7 de Oração também desenvolveu materiais especiais para esses tempos de confinamento. Em seu site, está disponível uma sala de oração virtual, além de guias de oração para toda a família e 'uma oração pela libertação do coronavírus' traduzida para mais de 10 idiomas.
O Movimento Lausanne exortou todos a “mostrarem carinho e respeito uns pelos outros, cuidando uns dos outros, especialmente dos idosos e dos mais vulneráveis da comunidade”.
Eles compartilharam pedidos de oração e ofereceram uma lista de materiais publicados por alguns dos líderes do movimento.
Respostas evangélicas na Europa
Na Itália, a Aliança Evangélica e mais de 20 denominações evangélicas e agências missionárias experimentaram o que descreveram como uma “unidade histórica” ao ingressarem no Dia Nacional de Oração no domingo, 22 de março.
Em Portugal, os cristãos evangélicos também se uniram em um dia de intercessão no mesmo domingo. A Aliança Evangélica incentivou os cristãos a "orar, agir e pedir misericórdia a Deus".
Missie Nederland e outras organizações cristãs na Holanda realizaram um Dia Nacional de Oração no dia 18 de março, com foco especial em adolescentes, com eventos no Instagram e no Youtube.
A Aliança Evangélica do Reino Unido oferece uma oração toda quinta-feira.
A Aliança Evangélica Suíça convocou todas as igrejas a “pedirem a Deus que Ele transforme esse tempo de crise em um momento de bênção” e sugeriu maneiras pelas quais as comunidades cristãs agiam no novo contexto de incerteza.
Na França, o Conselho Nacional de Evangélicos incentivou os irmãos a se unirem à iniciativa da Reserva Cívica do governo para “ser voluntário e realizar ações solidárias em seu prédio e rua”.
Como em outros países, o corpo evangélico convocou todas as igrejas para interromper todas as reuniões de grupo e organizar usando meios online. A Aliança Evangélica Tcheca compartilha regularmente iniciativas criativas de outras organizações no país com o objetivo de combater o vírus.
Na Bulgária, a Aliança Evangélica e vários líderes da igreja compartilharam mensagens de vídeo. “Agora é a hora de todos os crentes no país se unirem em torno da verdade de que o Senhor está próximo daqueles que sinceramente O invocam”, disseram eles.
Na Noruega, a Aliança Evangélica compartilhou um artigo que relembra momentos semelhantes da história. “Espero que nossas experiências não sejam tão dramáticas. É bom ver as coisas em uma perspectiva maior.
A fé cristã é e continua sendo uma mensagem de esperança e essa esperança está enraizada na ressurreição de Jesus”, disseram eles.
Na Alemanha, a Aliança Evangélica incentiva os cristãos a orarem todas as noites às 20:20.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições