Mais de 3.000 crianças aguardam em fila de espera para mudança de gênero, no Reino Unido

35 psicólogos já pediram demissão do Serviço Nacional de Saúde Britânico por discordarem do modo como as crianças estão sendo encaminhadas para os tratamentos.

Fonte: Guiame, com informações do Christian PostAtualizado: quarta-feira, 18 de dezembro de 2019 às 12:07
Boa parte das crianças na lista de espera ainda têm menos de três anos e estão esperando completar essa idade para iniciar o tratamento. (Foto: Getty Immages)
Boa parte das crianças na lista de espera ainda têm menos de três anos e estão esperando completar essa idade para iniciar o tratamento. (Foto: Getty Immages)

Como resultado da ideologia de gênero, 35 psicólogos se demitiram do Serviço de Identidade de Gênero Infantil em Londres nos últimos três anos, pois houve um aumento exponencial de encaminhamentos para disforia de gênero na última década, de acordo com uma reportagem da televisão britânica.

A Sky News fez contato com 20 dos 35 psicólogos que se demitiram nos últimos três anos do Serviço de Desenvolvimento de Identidade de Gênero (GIDS) do Serviço Nacional de Saúde no Tavistock and Portman NHS Foundation Trust em Londres.

A ‘Tavistock and Portman NHS Foundation Trust’ é uma clínica na qual crianças a partir de três anos já recebem medicamentos bloqueadores de puberdade e tratamento hormonal entre sexos, que podem ter efeitos graves ao longo de suas vidas.

Seis psicólogos e ex-funcionários do sistema Nacional de Saúde britânico que conversaram com a Sky News expressaram preocupações sobre a autorização excessiva de tratamento hormonal para crianças com disforia de gênero e sentiram que não podiam explorar adequadamente os fatores psicológicos subjacentes.

Dados alarmantes

A demissão ocorre no momento em que o número de crianças encaminhadas ao GIDS por disforia de gênero aumentou de 77 em 2009-2010 para 2.590 no ano passado, segundo a pesquisa da Sky News.

Como resultado, a carga de casos para os médicos do Sistema Nacional de Saúde é "três vezes maior que a média", de cerca de 120 a 130 por clínico júnior, disse um psicólogo à Sky News.

Além disso, mais de 3.000 crianças estão em uma lista de espera para o GIDS. As crianças que foram encaminhadas para a clínica terão que esperar até três anos para receber uma consulta, de acordo com o The Guardian.

"Nosso medo é que os jovens estejam sendo diagnosticados demais e depois médicos demais", disse uma psicóloga à agência, pedindo para permanecer sem nome.

"Estamos extremamente preocupados com as conseqüências para os jovens. ... Para aqueles de nós que trabalhavam anteriormente no serviço, tememos que tenhamos assentos na primeira fila de um escândalo médico".

A psicóloga explicou em entrevista publicada em um pequeno documentário que em uma ocasião ela estava trabalhando com um executivo do NHS que decidiu encaminhar um jovem para tratamento hormonal após duas consultas.

A psicóloga disse que o paciente tinha histórico de trauma e sofria de "outras coisas acontecendo com eles", como abuso.

"Isso não foi realmente explorado pelo clínico", disse ela.

A psicóloga disse que não sentia que era capaz de expressar suas preocupações e que, quando o fez, "foi frequentemente censurada por outros clínicos afirmativos".

"Olhando para trás, há jovens para os quais eu não receitaria necessariamente medicação", enfatizou ela.

Em um comunicado, o GIDS garantiu que os psicólogos "têm sessões regulares de supervisão nas quais podem discutir quaisquer preocupações". O serviço acrescentou que "apoia todos os jovens, caso a caso, como indivíduos".

Para o documentário, a Sky News entrevistou Thomasin, 19 anos, que passou muitos anos na adolescência se identificando como homem. Embora tenha sido diagnosticada com disforia de gênero pelo GIDS aos 17 anos de idade, ela nunca fez a transição médica e, desde então, voltou a viver como mulher.

"Principalmente o que estava me alimentando era que eu não me encaixava e não sabia de nada. E então fui alimentado lentamente por essa ideia de que você podia mudar de sexo", explicou Thomasin. "Eu queria ter hormônios e ser homem, fazer uma cirurgia de primeira e ir às praias de topless e viver minha vida assim".

A Sky News relata que cerca de metade das crianças encaminhadas ao GIDS são tratadas com bloqueadores hormonais para bloquear o impacto da puberdade em crianças pré-pubescentes antes que possam começar o tratamento hormonal entre sexos aos 16 anos. Mas os médicos alertaram que a terapia hormonal e mesmo a supressão da puberdade pode ter um impacto irreversível na saúde de uma criança.

Incentivar o aumento de crianças encaminhadas para serviços de gênero no Reino Unido é um aumento drástico nas fêmeas biológicas que se aproximam para procurar terapia. A Sky News relata que a proporção de pacientes encaminhados para GIDS do sexo feminino ao nascer aumentou de 44% para 77% na última década.

Censura

"Os números começaram a crescer a partir de 2012, quando começamos a ver mais mulheres surgindo", disse outra psicóloga não identificada no documentário. "Isso aconteceu em todo o mundo ocidental".

A entrevistadora perguntou à psicóloga se ela achava que seria capaz de dizer aos pais que não acreditava que o filho fosse transgênero.

"Não", disse ela. “Essa é uma das razões pelas quais decidi deixar o serviço. Como psicólogo, senti que, se alguma vez falasse com uma família como essa, seria imediatamente chamada de ‘transfóbica’".

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições