Um grupo de jornalistas da Folha resolveu investigar como funciona o processo burocrático para aberturas de instituições religiosas no Brasil. Atualmente no país abrir uma empresa no Brasil demanda 119 dias distribuídos em 13 procedimentos burocráticos, que saem por R$ 2.038.
Em 2009 juntamente com outros colegas jornalista, Hélio Schwartsman, criou a Igreja Heliocêntrica do Sagrado EvangÉlio.Criada como experimento jornalístico e com estatutos descritos por eles como puro nonsense teológico, o procedimento de abertura custou cinco dias (não consecutivos) e R$ 418.
Munidos do registro em cartório e do CNPJ, o grupo abrimos uma conta bancária e fizeram aplicações financeiras que estavam livres de impostos, uma vez que se tratava de instituição religiosa.
Após constatar o contraste chocante entre o tempo e os custos para se abrir uma igreja em relação a uma empresa, o grupo afirma que dá para defender que a fé não seja tributada, mas o mesmo poderia ser dito de itens ainda mais essenciais à vida, como alimentos e remédios, sobre os quais incidem impostos às vezes bastante pesados.
Com informações da Folha e Paulopes Weblog
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições