MENU

Heróis sem capa

“Nem sempre os ‘heróis’ usam capas, algumas vezes usam o coração.”

fonte: Guiame, Alexandre Grego

Atualizado: Terça-feira, 11 Maio de 2021 as 12:22

(Foto: Canva)
(Foto: Canva)

Desde muito pequeno colecionamos “super-heróis”, e a incrível coincidência é que todos sempre ganham, e caso ele tenha uma aparente derrota, sempre acontecerá algo sobrenatural que fará com que ele dê a volta por cima e ganhe. Dentro desta cultura fomos criados, acreditando que os verdadeiros super-heróis, usam uma capa, ou uma máscara e que todos os demais seres humanos são falíveis e fracos, incapazes de resolver nossos problemas.

Fato é, que ao longo de nossa vida vamos construindo heróis para nos apegarmos afim de nos sentirmos seguros, acreditando que se um dia estivermos em perigo eles aparecerão para nos salvar.

Lembro- que na minha adolescência eu tinha uma professora que eu admirava demais. Ela era um exemplo de dedicação, cuidado e sabedoria. Mas certo dia eu precisei ir até a escola no período contrário ao que eu estudava, e para minha surpresa esta minha professora estava na calçada fumando. Quando vi aquela cena meu mundo desabou, fiquei decepcionado, pois não sabia que minha "heroína" fumava. Devido a minha imaturidade, por um tempo não consegui enxerga- lá mais com os mesmos olhos, tamanha foi minha decepção. Mas isso logo passou, pois com sua delicadeza como professora logo voltou a me cativar, mesmo sem saber de toda minha decepção.

Algo que aprendi ao longo de minha vida, é que nem sempre os "heróis" usam capas, algumas vezes usam o coração. Muitas vezes estão revestidos de fragilidade, de medo, e de sua própria humanidade, mas são pessoas que de alguma maneira tocam nossas vidas e nos marcam.

Aconselho que leia e medite em Hebreus 11, um capítulo reservado para falar dos “Heróis da Fé”, homens escolhidos por Deus que por sua fidelidade e bravura, foram assim conhecidos, porém ao observar a vida de cada um deles veremos que foram homens que falharam em algum momento, tiveram medo, mas que acima de tudo, não negaram a sua fé, tornando referências para nós até o dia de hoje.

E assim como temos "heróis" e que são exemplos para nós, tenha certeza que também nos tornamos heróis na vida de alguém a começar por nossa própria casa, igreja, círculo de amizade, podendo ampliar isso a pessoas que tocamos indiretamente e nem imaginamos. Portanto, não se cobre demais por não ser perfeito(a), viva cada dia com intensidade, não tenha medo de expor suas fragilidades, mas também não hesite em se manifestar com sua bravura e ousadia em Deus.

Deus abençoe!

Alexandre Grego é Pastor, Bacharel em Teologia, Life Coaching, e escritor dos livros “Somos Flechas”, “E Urias?” e “Não existe família perfeita, existe família feliz”. Também é conferencista nas áreas de liderança e casais. Exerce sua atividade pastoral no Ministério Apostólico Koinonia, na cidade de Mogi das Cruzes/SP, é casado com a Pra. Marines Grego.

* O conteúdo do texto acima é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: A vida é uma corrida de obstáculos

veja também