Alexandre Grego

Alexandre Grego

Alexandre Grego é Pastor, Bacharel em Teologia, Life Coaching, e escritor dos livros “Somos Flechas”, “E Urias?” e “Não existe família perfeita, existe família feliz”. Também é conferencista nas áreas de liderança e casais. Exerce sua atividade pastoral n

Recomeço

Uma das coisas que Deus está fazendo por meio de Jesus é apertar o botão de “reset” em nossas vidas.

Fonte: Guiame, Alexandre GregoAtualizado: terça-feira, 14 de outubro de 2025 às 17:24
(Foto: Pixabay)
(Foto: Pixabay)

Acredito que hoje a grande maioria das pessoas tenha um aparelho celular. Sejam de modelos bem simples ou smartphones, todos os aparelhos possuem a função “Restauração de Fábrica”. Normalmente ao vendermos um celular usado ou quando o damos a alguém, utilizamos essa opção para apagar as informações contidas nele. A ação, chamada “reset”, é um recomeço para que o novo dono insira seus aplicativos e configure do jeito que julgar melhor.

Assim foi com Adão, inserido por Deus em um ambiente puro, inocente, sem mácula, um lugar chamado “Éden”. O homem estava com a cultura do céu implantada nele através o fôlego de vida soprado em suas narinas. Foi feita uma transmissão do DNA celestial para o seu interior.

Como sabemos, o homem foi se desconfigurando, abrindo mão da cultura do céu e estabelecendo em sua vida e em sua descendência a cultura da Terra. O que a serpente fez com a mulher foi inverter o que Deus falou, para que, então, uma mentira ganhasse força e levasse o casal a quebrar princípios.

Em Gênesis 2:17, Deus disse:

Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” (grifo nosso)

Mas em Gênesis 3:3 e 4, a serpente disse:

Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: ‘Não comereis dele nem nele tocareis para que não morrais’. Então, a serpente disse à mulher: ‘Certamente não morrereis’. (grifo nosso)

Mais tarde, por meio de Noé, Deus tentou reiniciar a humanidade. Porém, a cultura da Terra estava guardada dentro do homem. Essa semente brotou na primeira oportunidade e ele voltou a ser o que era antes do dilúvio. Para que o “reset” fosse eficaz, era preciso exterminar de vez aquela semente do interior do homem, e isso só foi possível por meio de uma intervenção divina na Terra.

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

João 3:16 (grifo nosso)

Uma das coisas que Deus está fazendo por meio de Jesus é apertar o botão de “reset” em nossas vidas. Temos a chance de começar de novo, com um novo coração e uma mente que está sendo transformada na maneira de pensar de antes da queda da humanidade.

Na verdade, na verdade, vos digo que se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto.

João 12:24

Note, só há fruto se houver morte. Nesse texto, Jesus está falando de si, mas fica uma lição que precisamos aprender: a eficácia de um recomeço só se dá após a morte da cultura antiga.

Em outro momento, quando Jesus teve uma conversa com Nicodemos, foi bem claro: “É necessário nascer de novo!”. Logo, entendemos que, para nascer de novo, para recomeçar, precisa haver morte.

E havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes se Deus não for com ele. Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade, te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade, te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus. O que é nascido da carne é carne e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. O vento assopra onde quer e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.

João 3:1-8

Essa conversa foi um divisor de águas na vida de Nicodemos. Uma conversa franca de Jesus com um homem conhecedor das leis, um homem de alta posição na cultura religiosa, um mestre. De maneira simples, Jesus disse: “Tem que morrer e nascer de novo!”. Em relação a esse assunto, tomo emprestada uma reflexão feita por alguém que admiro e respeito:

Entenda algo, não tem como desmaiar Adão e deixar ele lá, caidinho, quieto em um canto, não dá.

Adão não precisa de disciplina;

Adão não precisa de sete passos para santidade;

Adão não precisa de apostilas para ser um marido melhor;

Adão precisa ser morto!

Ap. Cristiano Miranda

Mas fique tranquilo! Você nunca irá recomeçar do zero, sempre recomeçará a partir da experiência anterior. Seja boa ou ruim, ela serve de chão para seus próximos passos.

Certa vez, fui convidado para celebrar o casamento de um casal que amo muito. Porém, esse casamento tinha um diferencial dos demais que eu já havia feito, os dois eram viúvos. Ela vinha de dois matrimônios conturbados, sendo viúva dos dois maridos, com três filhos já adultos. E ele vinha um casamento muito bem estruturado de 35 anos, com duas filhas também adultas.

Pode acreditar que esse era um recomeço bem fundamentado, se assim podemos dizer. Mas, devido à afeição que as filhas dele naturalmente tinham pela mãe, o novo casamento ainda estava soando estranho para elas. Naquela semana, fiquei em oração, buscando em Deus uma Palavra para a celebração da cerimônia.

Foi quando o Senhor me deu o texto de Abraão e Quetura: “E Abraão tomou outra mulher; e o seu nome era Quetura” (Gênesis 25:1). A Palavra ministrada naquela manhã foi: se Abraão, o pai da fé, o amigo de Deus, o patriarca de um povo, recomeçou a partir da perda de sua esposa, quem somos nós para ficarmos parados chorando a perda?

Entenda, para que o recomeço seja efetivo e real, precisa haver uma mudança de mentalidade. Caso contrário, o passado sempre será presente, te paralisando e impedindo de continuar a caminhar!

O recomeço na vida de Jó foi algo extraordinário, que o colocou em um lugar que ele nunca havia pisado, ou seja, ao lado de Deus. Está escrito: “Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te veem os meus olhos” (Jó 42:5). A partir desse ponto, o Senhor deu a Jó o dobro de tudo que ele possuía antes das perdas.

E o Senhor virou o cativeiro de Jó quando orava pelos seus amigos; e o Senhor acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía.

Jó 42:10

Com certeza, as perdas são irreparáveis, porém, há um recomeço. É exatamente isto, para todo fim, existe um recomeço. Aliás, o fim só existe para quem não percebe o recomeço.

Mas há diferenças entre começo e recomeço. O primeiro traz consigo muitas expectativas, alegria, felicidade extrema. O segundo parte do princípio de que algo deu errado. E, não adianta, sua mente sempre irá tentar te bloquear para que você não volte a fazer o que deu errado.

Quando eu comprei minha primeira moto, fiquei extremamente feliz, empolgado. Na verdade, fiquei deslumbrado, foi meu primeiro bem adquirido. Mas, quando sofri um acidente, foi traumático demais, pois tive fraturas expostas nas mãos, quebrei a clavícula e a moto teve perda total.

Quando eu via uma moto, tremia todo de medo, até o dia que decidi enfrentar. Comprei uma moto de novo. No começo, andava a quase 20 quilômetros por hora, pois o trauma ainda me dizia que recomeçar seria perigoso.

Os traumas sempre te dirão que recomeçar é perigoso, que vai dar errado de novo. Dificilmente haverá alegria no recomeço. Talvez o novo início seja por meio de choro, mas não desista.

O Éden foi o lugar de começo. Ali, Deus deu início a toda a humanidade. Já o Gólgota foi o lugar de recomeço. Não foi fácil para o Pai recomeçar a partir da dor de ver seu Filho morrendo, mas esse lugar gerou a vida que nos alcançou. Há algo em que sempre me apego, é o que Paulo diz em Filipenses:

Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

Filipenses 3:12-14 (grifos nossos)

Entenda isso!

Em alguns momentos de nossa vida, o recomeço será necessário, seja ele na área profissional, espiritual e até mesmo familiar. Mas, acredite, valerá a pena o esforço. Não deixe de começar de novo porque as feridas e as frustrações foram grandes. No início, esse processo será difícil, doloroso. A luta contra lembranças e medos existirá, mas valerá o sacrifício. Apenas busque enxergar tudo isso com os olhos de Jesus.

 

Alexandre Grego (@pralexandregrego) é Pastor, Bacharel em Teologia, Life Coaching, e escritor dos livros “Somos Flechas”, “E Urias?” e “Não existe família perfeita, existe família feliz”. Também é conferencista nas áreas de liderança e casais. Exerce sua atividade pastoral no Ministério Apostólico Koinonia, na cidade de Mogi das Cruzes/SP, é casado com a Pra. Marines Grego.

* O conteúdo do texto acima é uma colaboração voluntária, de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: O medo tem medo da coragem: uma perspectiva bíblica

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

Fé para o Impossível

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições