Bênção Sacerdotal: "Birkat Kohanim"

Bênção Sacerdotal: "Birkat Kohanim"

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:58

A benção sacerdotal é a famosa oração judaica, também conhecida como benção Aarônica recitada em alguns trabalhos da sinagoga. Uma das traduções para este termo também pode ser: "estender as mãos". É uma oração de bem-aventurança e felicidade especial para os filhos de Israel. Eis a oração baseada em Nm 6:24-26:

De acordo com a tradição judaica, a benção sacerdotal  possui três frases e por isso promove uma benção tripla. A bênção sacerdotal é também o texto bíblico mais antigo encontrado em peças arqueológicas. Pêndulos da sorte e camafeus com as três frases inscritas foram encontradas em sepulturas no vale de Hinom, fora da cidade velha de Jerusalém. Todos os dias pela manhã essa benção é recitada nas sinagogas de Jerusalém pelos sacerdotes (kohanim), fora de Israel, ela é recitada somente em datas festivas.

O sacerdote é igual a todos os homens, porém, possui uma responsabilidade sobre os seus ombros; ser um canal, um instrumento de benção divina sobre a vida dos demais. Por isso a "Birkat Kohanim" ao ser recitado diante da comunidade mostra a apreciação que nutrimos pelas dádivas de Deus no nosso cotidiano.

De acordo com a tradição judaica, quando somos abençoados, somos nutridos de um poder benéfico que nos faz jorrar, brotar e fluir paz e felicidade, por isso, esta benção nos delega também autoridade para abençoar outros.

Quando abençoamos outras pessoas revelamos as qualidades da compaixão, da misericórdia, do amor, da bondade e tantas outras virtudes dignas.

Só podemos abençoar quando somos capazes de receber a benção, e só podemos receber a benção quando somos capazes de reconhecer um Deus abençoador.

Portanto a benção sacerdotal nos leva para uma dimensão de vida de dependência e reconhecimento do cuidado de Deus sobre nós, para um estado de gratidão que provém desta ação da Graça Divina, a "Birkat Kohanim".

Bruno dos Santos   é Diretor do VidaSat Comunicações, Coordenador Geral da CIA (Coalizão das Igrejas Apostólicas) e pastor da Igreja Vida Nova em São Paulo. Escritor e Conferencista, é formado em Teologia com especializações em Novo Testamento e Liderança. Casado com Silvia Regina, é pai do Lucas, da Laís e da Ana Luiza.  

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições