Imersão ou Batismo: "tevilah"

Imersão ou Batismo: "tevilah"

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:59

O ritual judaico da imersão na água foi praticado por muitos séculos antes do inicio do  ministério de Jesus. Segundo a tradição, este rito proporciona a purificação, consagração e santidade para o povo judeu. No judaísmo o conceito de pureza e impureza não tem sentido pejorativo, é somente um estado espiritual no qual a pessoa se encontra. E portanto a imersão nas águas, era um rito de limpeza cerimonial.

Os rabinos entendiam que o "tevilah" era uma imersão ritual de limpeza e purificação. Nessa imersão, o novo membro da comunidade, tinha seu passado e seus pecados apagados. Os rabinos se valiam do exemplo do Egito em que o povo de Israel viveu. Ao saírem e passarem pelas águas, houve uma separação completa das práticas passadas, da idolatria e das impurezas habituais, era uma transição de um estado de morte espiritual (nenhuma relação com o verdadeiro Deus), para um estado de vida espiritual (aceitação no Templo diante de Deus). De acordo com a tradição judaica, sem o batismo, era impossível alguém cerimonialmente impuro se apresentar diante do Eterno. Neste sentido o batismo era praticado todos os dias pelos judeu mais piedosos.

Mas a grande diferença entre o batismo judeu e o batismo cristão, é que no batismo cristão, a maior preocupação não estava na pureza cerimonial do corpo. No início dos Evangelhos, encontramos o ministério de João "o imersor" (Batista), que pregava batismo de arrependimento (Mt 3:1-6), conscientizando o povo à voltar-se para Deus. O batismo de João, tornava-se um recomeço, uma nova realidade de consciência e consagração à Deus. Nos Evangelhos, este batismo é chamado de batismo de arrependimento (Mc 1:4).

O batismo cristão não envolvia apenas o reconhecimento do erro, mas o desejo de acertar e agradar o Senhor. Assim, vemos que Jesus, mesmo sem pecado, foi e batizou-se no Jordão (Mc 1:9), pois o rito envolvia essa consagração ao Eterno. Na grande comissão (Mt 28:19), Jesus não ordenou aos discípulos, apenas o discipulado das nações, mas também a consagração daqueles que eram acrescentados ao Corpo de Cristo, isto é, a sua Igreja. Neste sentido, o tevillah ou batismo torna-se uma expressão pública da fé em Jesus Cristo e na sua obra redentora. Por isso o Novo Testamento refere-se ao batismo como o ato representativo da nossa união e identificação com o Salvador (Mc 16:16). Não é um mero assentimento intelectual, nem um rito cerimonial, mas uma mudança real de carácter. E por isso, o batismo torna-se a admissão ao Corpo de Cristo, pois ele introduz o convertido à um novo estilo de vida.

Bruno dos Santos   é Diretor do VidaSat Comunicações, Coordenador Geral da CIA (Coalizão das Igrejas Apostólicas) e pastor da Igreja Vida Nova em São Paulo. Escritor e Conferencista, é formado em Teologia com especializações em Novo Testamento e Liderança. Casado com Silvia Regina, é pai do Lucas, da Laís e da Ana Luiza.  

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições