Se existem igrejas, ovelhas e pastores é porque antes existe a PALAVRA DE DEUS que promove tais princípios. Se estamos certos quanto a isso, entendemos que, que a Palavra deve ser o FUNDAMENTO, a Palavra deve ser o GUIA, a Palavra de ser o MANUAL de conduta, regra e fé de TODOS que fazem parte de uma igreja e se dizem evangélicos (como seguidores também dos Evangelhos).
Tanto pastores como ovelhas se submetem ao que a Palavra diz. Por isso, a pergunta é:
O QUE FAZ UM PASTOR DE ACORDO COM A BÍBLIA SAGRADA?
Quem nos responde isso é Pedro, o apóstolo a quem Jesus perguntou: “Pedro, tu me amas?…então cuida das minhas ovelhas!” (Jo 21:15-23)
Pedro nos escreve em sua carta (1Pe 5:2-4) dizendo o seguinte: “Pastoreiem o rebanho de Deus que está aos seus cuidados. Olhem por ele, não por obrigação, mas de livre vontade, como Deus quer. Não façam isso por ganância, mas com o desejo de servir. Não ajam como dominadores dos que lhes foram confiados, mas como exemplos para o rebanho. Quando se manifestar o Supremo Pastor, vocês receberão a imperecível coroa da glória.”
O que alegra o coração de Deus não é uma igreja cheia. Mas sim uma igreja saudável. Uma igreja que compreendeu através do exemplo de sua liderança, o que é perdão, amor, graça, longanimidade, instrução, pertencimento, justiça e equilíbrio. E por isso, essa mesma igreja passa a ser um espaço desses mesmos comportamentos entre a sua membresia.
Há uma carência enorme de pastores com as qualificações da carta de Pedro. Por isso boa parte desconhece o que é ser um pastor? Porque e para quê ele foi constituído pastor? Então se faz necessário pinçar aqui as diretrizes dadas aos pastores através do texto de Pedro:
Então respondendo à pergunta: O QUE FAZ UM PASTOR DE ACORDO COM A BÍBLIA SAGRADA? Temos os seguintes princípios para os nossos dias:
A) Pastoreie de acordo com a Palavra de Deus. Não invente modas ou tendências culturais. O pastor foi chamado para ensinar a igreja através da pregação e direcionar pessoas através do aconselhamento.
B) Pastoreie o rebanho voluntariamente sem a pressão de ser visto ou reconhecido.
C) Pastoreie o rebanho sem fazer pra receber. Até porque o salário jamais é razão e sim as vidas que você pastoreia.
D) Pastoreie o rebanho sem dominar emocionalmente sua ovelha. Não manipule os sentimentos usando cargos, versículos isolados ou visões pessoais.
Por Bruno dos Santos, Teólogo, Escritor, Lifecoaching e Palestrante nas áreas de Espiritualidade, Liderança e Autogestão.
* O conteúdo do texto acima é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições