“Assim como foi nos dias de Noé, também será nos dias do Filho do homem. O povo vivia comendo, bebendo, casando-se e sendo dado em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. Então veio o dilúvio e os destruiu a todos. Aconteceu a mesma coisa nos dias de Ló. O povo estava comendo e bebendo, comprando e vendendo, plantando e construindo. Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu fogo e enxofre do céu e os destruiu a todos. Acontecerá exatamente assim no dia em que o Filho do homem for revelado”. (Lucas 17.26-30)
Podemos fazer várias reflexões a partir do texto bíblico que acabamos de ler. Primeiro que Deus não está parado e não está passivo a tudo o que está acontecendo no mundo.
Nos dias de Noé, Ele fez justiça e destruiu os ímpios pelas maldades e crimes cometidos. Nos dias de Ló, destruiu o povo de Sodoma e Gomorra e mencionou as perversidades e terríveis pecados como principais motivos.
Note, porém, que Deus foi justo ao poupar seus filhos. Noé foi resgatado com sua família numa arca, onde enfrentaram juntos uma grande tempestade que durou 40 dias e 40 noites. Ló e sua família foram resgatados por dois anjos antes da destruição de Sodoma.
E, conforme o texto em Lucas, Deus julgará novamente a humanidade através de Cristo. A Bíblia diz que Jesus voltará e que nada ficará encoberto. Vivemos tempos difíceis e pode parecer, aos nossos olhos, que Deus não está interferindo, mas Ele está.
Deus é justo
Deus é o nosso juiz e todo ser humano não redimido será julgado por Ele. As nações serão julgadas. Haveremos de pagar até pelas nossas palavras.
“Mas eu lhes digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado”. (Mateus 12.36)
Nada ficará impune. Sodoma e Gomorra servem de exemplo para os dias de hoje. Perceba que os nomes de alguns lugares são simbólicos na Bíblia, representando a desobediência, a rebeldia e o pecado: Sodoma, Egito e Babilônia são os principais.
“De modo semelhante a estes, Sodoma e Gomorra e as cidades em redor se entregaram à imoralidade e a relações sexuais antinaturais. Estando sob o castigo do fogo eterno, elas servem de exemplo”. (Judas 1.7)
Tempo de salvação
“Busquem o Senhor enquanto se pode achá-lo; clamem por ele enquanto está perto”. (Isaías 55.6)
Haverá um dia em que será tarde demais. Mas ainda é tempo de abandonar os maus caminhos e os maus pensamentos para se voltar a Deus. Ele perdoa todos os nossos pecados. Conforme as profecias bíblicas, o fim dos tempos virá e cada um colherá o que plantou.
“Quem é injusto, faça injustiça ainda: e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, santifique-se ainda. Eis que cedo venho e está comigo a minha recompensa, para retribuir a cada um segundo a sua obra”. (Apocalipse 22.11-12)
Aproveite o dia de hoje para buscar a santidade, pois os justos herdarão a terra e habitarão nela para sempre, conforme Salmos 27.39. A nossa “arca” de hoje é Jesus Cristo. Não fique fora dela!
E esse foi o estudo desta semana. Espero ter tirado sua dúvida e também colaborado para seu crescimento espiritual. Beijo no coração e até a próxima, se Deus quiser!
Por Cris Beloni, jornalista cristã, pesquisadora e escritora. Lidera o movimento Bíblia Investigada e ajuda as pessoas no entendimento bíblico, na organização de ideias e na ativação de seus dons. Trabalha com missões transculturais, Igreja Perseguida, teorias científicas, escatologia e análise de textos bíblicos.
*O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.
Leia o artigo anterior: Juízes em 1 minuto
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições