Não cai uma folha da árvore sem que Deus permita: saiba mais sobre o “ditado popular”

Ditados Populares & Jargões Evangélicos

Fonte: Guiame, Cris BeloniAtualizado: quinta-feira, 25 de novembro de 2021 às 11:46
(Foto: Canva)
(Foto: Canva)

Você certamente já ouviu alguém dizer: “Não cai uma folha da árvore sem que Deus permita”. Onde está na Bíblia? Na verdade, não está. Mas, embora não faça parte das Escrituras, a frase expressa bem o que a Bíblia diz.

O famoso ditado popular pode ser encontrado no Alcorão:

 Frase do alcorão que virou ditado popular. (Foto: Alcorão/Tradução Samir El Hayek/Cris Beloni)

Por que tanta gente diz que está na Bíblia?

Porque a frase virou um ditado popular. Além disso, é uma frase interpretativa, ou seja, interpreta outros textos da Bíblia, onde mostra que Deus está no comando de todas as coisas.

O que o texto quer dizer?

Que Deus está no controle de todas as coisas, até mesmo nos mínimos detalhes. Veja o que diz o Salmo:

“Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir.” (Salmos 139.16)

Leia mais alguns textos que mostram que Deus está governando nossas vidas:

“De um só fez ele todos os povos, para que povoassem toda a terra, tendo determinado os tempos anteriormente estabelecidos e os lugares exatos em que deveriam habitar.” (Atos 17.26)

“Pois nele vivemos, nos movemos e existimos.” (Atos 17.28)

O apóstolo Paulo estava explicando para o povo de Atenas, em especial para os filósofos, que Deus é o Criador de todas as coisas e que então Ele sabe muito bem como cuidar de todas elas. Veja como ele iniciou seu discurso:

“O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há é o Senhor do céu e da terra, e não habita em santuários feitos por mãos humanas. Ele não é servido por mãos de homens, como se necessitasse de algo, porque ele mesmo dá a todos a vida, o fôlego e as demais coisas.” (Atos 17.24-25)

Há vários textos bíblicos que confirmam isso. Vamos ver:

“Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados.” (Mateus 10.30)

“Fui eu que fiz a terra e nela criei a humanidade. Minhas próprias mãos estenderam os céus; eu dispus o seu exército de estrelas.” (Isaías 45.12)

“Eu sou o Senhor, e não há nenhum outro; além de mim não há Deus. Eu o fortalecerei, ainda que você não tenha me admitido de forma que do nascente ao poente saibam todos que não há ninguém além de mim. Eu sou o Senhor, e não há nenhum outro.” (Isaías 45.5-6)

“Pois assim diz o Senhor, que criou os céus, ele é Deus; que moldou a terra e a fez, ele a fundou; ele não a criou para estar vazia, mas a formou para ser habitada; ele diz: Eu sou o Senhor, e não há nenhum outro.” (Isaías 45.18)

“Ai daquele que contende com seu Criador, daquele que não passa de um caco entre os cacos no chão. Acaso o barro pode dizer ao oleiro: O que você está fazendo?” (Isaías 45.9)

Então quando alguém diz que “não cai nenhuma folha de uma árvore sem que Deus permita” está apenas afirmando o que a Bíblia diz, porém, com outras palavras. É um ditado popular que expressa bem essa ideia de que Deus está no comando das nossas vidas.

Por esse motivo, independente do que você esteja vivendo, confie em Deus. Mesmo que Ele esteja em silêncio, isso não quer dizer que Ele está distante ou que Ele te abandonou.

Lembre-se disso: Ele está no comando. Se você confiar o leme da sua embarcação nas mãos Dele, o seu destino terá direção certa.

“O caminho de Deus é perfeito, e a palavra do Senhor, refinada; ele é o escudo de todos os que nele confiam.” (2 Samuel 22.31)

“Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.” (Isaías 41.10 – Versão Almeida Revista e Corrigida)

Por Cris Beloni, jornalista cristã, pesquisadora e escritora. Lidera o Movimento Bíblia Investigada e ajuda as pessoas no entendimento bíblico para a ativação de seus dons. Trabalha com missões transculturais, Igreja Perseguida, teorias científicas, escatologia e análise de textos bíblicos.

* O conteúdo do texto acima é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Alimentado por corvos: a Bíblia diz que Deus realizou o extraordinário para sustentar Elias

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições