“Eu me casarei com você para sempre; eu me casarei com você com justiça e retidão, com amor e compaixão. Eu me casarei com você com fidelidade, e você reconhecerá o Senhor”. (Oseias 2.19-20)
A mensagem central de Oseias é a certeza do amor de Deus, mesmo quando somos infiéis e inconstantes em nosso relacionamento com Ele. O livro retrata o casamento entre o profeta e uma mulher chamada Gômer.
Mesmo quando Gômer saiu de casa e envolveu-se na prostituição, Oseias a amou de forma incondicional e perseverante. O propósito dessa história é deixar claro que o Criador nunca vai nos abandonar.
Quando Gômer estava sendo vendida como escrava, Oseias a comprou e, dessa forma, ela se tornou livre. Quando ninguém mais a queria, o profeta resgatou sua mulher e cuidou dela.
Ele não se vingou, não a desprezou e nem a puniu. Ele simplesmente a perdoou e a amou. É sobre esse tipo de amor que fala o livro de Oseias. Amor misericordioso. Amor fiel. Amor verdadeiro.
Os filhos de Oseias e as mensagens de Deus
O primeiro filho de Oseias com Gômer se chamou Jezreel, que quer dizer “Deus planta”. Jezreel era uma cidade da tribo de Issacar, próxima ao monte Gilboa, associada ao juízo severo que Jeú executou sobre a família de Acabe.
Também era o nome da cidade onde Jezabel foi morta. Esse nome indica o juízo de Deus sobre Israel.
O segundo filho do casal, uma menina, se chamou Lo-Ruama que significa “não favorecida”, ou seja, Deus não agiria com amor por um tempo como forma de juízo pelos pecados do povo.
O terceiro filho foi Lo-Ami, que significa “não é meu povo”. Nesse tempo, Deus realmente se afastou de Israel e o rejeitou como povo por causa da idolatria a outros deuses.
Resumidamente, segue a mensagem de Deus a Israel: Vou julgar essas pessoas sem misericórdia, pois elas não são mais o meu povo. Isso nos mostra a realidade de que Deus é amor, mas também é justiça.
Ele nos ama, mas também nos restaura. Ele nos deseja, mas também nos rejeita quando quer exortar. Ele perdoa, mas quer ver o nosso arrependimento.
Ele pagou um alto preço pelo nosso resgate, mas em troca, quer o nosso coração rendido somente a Ele. E esse é o resumo da história de amor entre Deus e cada um de nós.
E essa foi a reflexão de hoje. Espero ter tirado sua dúvida e também colaborado para seu crescimento espiritual. Beijo no coração e até a próxima, se Deus quiser!
Por Cris Beloni, jornalista cristã, pesquisadora e escritora. Lidera o movimento Bíblia Investigada e ajuda as pessoas no entendimento bíblico, na organização de ideias e na ativação de seus dons. Trabalha com missões transculturais, Igreja Perseguida, teorias científicas, escatologia e análise de textos bíblicos.
*O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.
Leia o artigo anterior: Jonas em 1 minuto
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições