Darci Lourenção

Darci Lourenção

Pastora e psicóloga, coach, especialista em Educação, autora dos livros Na intimidade há cura, Viva sem compulsão e A equação do amor. Foi gestora do Núcleo Assistencial Heliópolis, onde implantou diversos programas educativos.

Amanhã sempre será outro dia...

Precisamos reconhecer nossas necessidades legítimas – e descansar é uma delas.

Fonte: Guiame, Darci LourençãoAtualizado: sexta-feira, 5 de setembro de 2025 às 15:55
(Foto: Unsplash/Look Studio)
(Foto: Unsplash/Look Studio)

Você já parou para pensar que nem tudo precisa ser resolvido hoje? Essa constatação simples pode aliviar pesos desnecessários e nos ensinar sobre a importância do descanso e do nosso tempo dedicado a nós mesmos.

O psicólogo Martin Seligman, considerado o pai da psicologia positiva, mostra que a qualidade da nossa vida depende também da forma como equilibramos responsabilidades com momentos de prazer e pausa. Forçar-se a fazer tudo em um único dia aumenta a exaustão e prejudica a produtividade a longo prazo.

Precisamos nos permitir dias mais leves. Quando aproveitamos esses momentos, estamos praticando um verdadeiro autocuidado. Olha que maravilha: nem toda agenda precisa estar lotada de compromissos e tarefas. Aproveite essa nossa conversa e verifique sua agenda: há algum tempo para você nela? Para o seu descanso, lazer ou simplesmente para o seu “fazer nada”?

Precisamos reconhecer nossas necessidades legítimas – e descansar é uma delas. Desligar o computador antes do horário, adiar algumas obrigações e simplesmente respirar são atitudes que fazem parte de uma vida saudável e integral.

A Bíblia também nos lembra dessa necessidade. Em Eclesiastes 3:1 lemos: “Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu.” Essa é a verdade de Deus para nós que nos faz enxergar que deixar algo para amanhã não é negligência, mas sim parte do ritmo natural da vida. Nem tudo precisa ser feito sob a tirania da urgência!

Nos pequenos gestos, encontramos alívio. E olha só: não custa absolutamente nada – é de graça! Andar descalço, sentar-se em uma praça, visitar um parque em plena terça-feira, olhar vitrines do shopping (eu disse olhar, risos). Brincadeiras à parte, essas experiências simples e acessíveis a todos nós nos reconectam ao presente e devolvem a alegria da vida cotidiana.

Jesus mesmo nos chama em Mateus 11:28: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.” É um chamado do Pai para parar, confiar e renovar as forças.

Olha que interessante: descanso não é sinônimo de improdutividade, mas de equilíbrio. Quando nos permitimos parar, abrimos espaço para a criatividade – afinal, o ócio é o pai da criatividade, você sabia? – e para o prazer simples das coisas que amamos fazer.

Lembre-se: amanhã sempre será outro dia. Haverá novas oportunidades, novos recomeços e um novo fôlego.

Respeitar os limites, cultivar momentos leves e confiar no tempo de Deus é o caminho para viver de forma mais plena e consciente. Afinal, não precisamos carregar o mundo todos os dias – basta viver um de cada vez.

O Pai ama você!

 

Darci Lourenção (@pra_darci_lourencao) é psicóloga, pastora, coach, escritora e conferencista. Foi Deã e Professora de Aconselhamento Cristão. Autora dos livros “Na intimidade há cura”, “A equação do amor”, “Viva sem compulsão” e “Devocional Minha Família no Altar”.

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Você acha difícil dizer não?

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

Fé para o Impossível

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições