Pastora e psicóloga, coach, especialista em Educação, autora dos livros Na intimidade há cura, Viva sem compulsão e A equação do amor. Foi gestora do Núcleo Assistencial Heliópolis, onde implantou diversos programas educativos.
Você já parou para pensar que nem tudo precisa ser resolvido hoje? Essa constatação simples pode aliviar pesos desnecessários e nos ensinar sobre a importância do descanso e do nosso tempo dedicado a nós mesmos.
O psicólogo Martin Seligman, considerado o pai da psicologia positiva, mostra que a qualidade da nossa vida depende também da forma como equilibramos responsabilidades com momentos de prazer e pausa. Forçar-se a fazer tudo em um único dia aumenta a exaustão e prejudica a produtividade a longo prazo.
Precisamos nos permitir dias mais leves. Quando aproveitamos esses momentos, estamos praticando um verdadeiro autocuidado. Olha que maravilha: nem toda agenda precisa estar lotada de compromissos e tarefas. Aproveite essa nossa conversa e verifique sua agenda: há algum tempo para você nela? Para o seu descanso, lazer ou simplesmente para o seu “fazer nada”?
Precisamos reconhecer nossas necessidades legítimas – e descansar é uma delas. Desligar o computador antes do horário, adiar algumas obrigações e simplesmente respirar são atitudes que fazem parte de uma vida saudável e integral.
A Bíblia também nos lembra dessa necessidade. Em Eclesiastes 3:1 lemos: “Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu.” Essa é a verdade de Deus para nós que nos faz enxergar que deixar algo para amanhã não é negligência, mas sim parte do ritmo natural da vida. Nem tudo precisa ser feito sob a tirania da urgência!
Nos pequenos gestos, encontramos alívio. E olha só: não custa absolutamente nada – é de graça! Andar descalço, sentar-se em uma praça, visitar um parque em plena terça-feira, olhar vitrines do shopping (eu disse olhar, risos). Brincadeiras à parte, essas experiências simples e acessíveis a todos nós nos reconectam ao presente e devolvem a alegria da vida cotidiana.
Jesus mesmo nos chama em Mateus 11:28: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.” É um chamado do Pai para parar, confiar e renovar as forças.
Olha que interessante: descanso não é sinônimo de improdutividade, mas de equilíbrio. Quando nos permitimos parar, abrimos espaço para a criatividade – afinal, o ócio é o pai da criatividade, você sabia? – e para o prazer simples das coisas que amamos fazer.
Lembre-se: amanhã sempre será outro dia. Haverá novas oportunidades, novos recomeços e um novo fôlego.
Respeitar os limites, cultivar momentos leves e confiar no tempo de Deus é o caminho para viver de forma mais plena e consciente. Afinal, não precisamos carregar o mundo todos os dias – basta viver um de cada vez.
O Pai ama você!
Darci Lourenção (@pra_darci_lourencao) é psicóloga, pastora, coach, escritora e conferencista. Foi Deã e Professora de Aconselhamento Cristão. Autora dos livros “Na intimidade há cura”, “A equação do amor”, “Viva sem compulsão” e “Devocional Minha Família no Altar”.
* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.
Leia o artigo anterior: Você acha difícil dizer não?
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições