Em meio às águas tumultuadas da vida, frequentemente nos deparamos com situações que nos colocam como “marinheiros de primeira viagem”, já ouviu essa expressão? (Riso). Isso porque essas águas desafiam a nossa coragem para enfrentar o novo. E sabemos que a resistência ao desconhecido, muitas vezes, nos paralisa ou nos faz nem querer descobrir o que Deus nos reserva. No entanto, é fundamental superar o medo do novo para crescer e prosperar. Quantas vezes o próprio Deus não disse: “Não temas”.
Um exemplo está em Isaías 41:10, quando o Pai diz através do profeta: "Não tenham medo, pois estou com vocês; não se apavorem, pois eu sou o vosso Deus."
Deus nos lembra constantemente de que não estamos sozinhos em nossa jornada. Por isso, nesse versículo, somos encorajados a não temer, pois o Senhor está conosco e nos ajuda. Aqui aprendemos que o enfrentamento do desconhecido pode ser menos intimidante quando confiamos em algo maior do que nós mesmos, ou seja, em nosso Pai.
A Palavra de Deus também funciona como uma lâmpada para guiar nosso caminho, o que isso quer dizer: Que se há escuridão, podemos utilizá-la para iluminar nossa jornada. O salmista descobriu isso e escreveu: “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho” (Salmos 119: 105).
Como se diz: “A coragem não é a ausência do medo, mas a capacidade de agir apesar dele."
Você sabia que precisa de desafios para crescer? O renomado físico Albert Einstein disse algo incrível. Mira: "A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original."
Ele nos lembra da necessidade de nos abrirmos a novas ideias e experiências. E isso o próprio Deus nos proporciona a cada dia. Superar o medo do novo é fundamental para expandir nossas mentes e alcançar um entendimento mais profundo de nós mesmos e do mundo ao nosso redor.
Em nossa caminhada nesta sempre enfrentaremos situações em que seremos como marinheiros de primeira viagem. Nesse caso, precisaremos ter fé, coragem e disposição para o novo. Lembre-se que enfrentar o novo com confiança e determinação não apenas nos fortalece, mas também nos permite velejar por mares desconhecidos com gratidão.
Andar sobre as águas para muitos discípulos se tornou um testemunho ocular, mas um deles, se tornou a maior experiência de sua vida. Pedro, ao confiar em Jesus, fez exatamente a mesma coisa que Ele: andou sobre as águas.
Deixe o medo e viva o novo de Deus, pois, se for necessário pular do barco por alguma intempérie, você poderá andar sobre as águas e viver uma experiência que muitos não viverão por não ter coragem de se arriscar.
O Pai ama você!
Darci Lourenção
Darci Lourenção é psicóloga, pastora, coach, escritora e conferencista. Foi Deã e Professora de Aconselhamento Cristão. Autora dos livros “Na intimidade há cura”, “A equação do amor”, “Viva sem compulsão” e “Devocional Minha Família no Altar”.
* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.
Leia o artigo anterior: A psicologia, a semeadura e terra fértil
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições