Recomendações para quem possa pensar que os dias maus não irão passar

Na Bíblia encontramos orientações para que tenhamos certeza de que Deus tem a história em Suas mãos e ela acabará bem para os que creem.

Fonte: Guiame, Darci LourençãoAtualizado: sexta-feira, 10 de julho de 2020 às 19:03
(Foto: Sweet Selah)
(Foto: Sweet Selah)

Quando Jesus disse: “Basta cada dia o seu mal” (Mt 6:343), Ele não estava sendo pessimista, como alguma interpretação pode sugerir. Pelo contrário: Ele queria que as pessoas entendessem que o mal não deve ser levado para o amanhã, para o futuro. Por isso Jesus começa dizendo: “Não se preocupe com o amanhã”. Jesus queria dizer que o mal do dia deve ser contido no dia em que está acontecendo. Pensando nisso, decidi falar com você, caro leitor, sobre esperança, sobre o futuro, sobre o amanhã. Sim! Esta é a tônica dos ensinamentos dos Evangelhos e do próprio Filho de Deus.

Vivemos dias maus. Basta uma zapeada na TV, uma olhada nos noticiários e lá estão as más notícias. Só nesses dias pudemos ver: ciclone, ameaças de pragas de gafanhotos, violências, acidentes e, claro, a pandemia. Ufa! Não é mesmo para desanimar? Se olharmos num primeiro momento, sim. Mas nossos olhos devem estar firmados no nosso Criador, pois nada disso escapa ao seu conhecimento e controle. Um parêntese: ainda que o mundo esteja dominado pelo Maligno (1 Jo 5:19), Deus ainda é Deus e governa! Como disse Martinho Lutero: “Até o Diabo é diabo de Deus.” Nada pode acontecer sem que Deus permita. É assim que é! Felizmente.

Bom, voltando à nossa conversa...

Os dias são maus, mas eles passarão. Talvez alguém possa me perguntar: Como você tem certeza? É simples. Tudo, na verdade, passará. Só a Palavra do Criador não passará e é ela que nos ensina a confiar (Mt 24:35). Por isso, trago algumas recomendações extraídas dela:

  • Pense no futuro como algo bom. Em Provérbios 23:18 diz que “Haverá bom futuro”. Não fique aprisionado no hoje, nos problemas deste dia, saiba que existe o amanhã e ele pode ser bom. Vislumbre o que você pode fazer para que seu amanhã seja melhor. E aja nesse sentido. Temos muitas opções. O que você pode fazer para isso? Estudar? Existem tantos cursos online, inclusive gratuitos, busque algo que seja de seu interesse. Ler? Adquirir conhecimento é sempre importante, especialmente o bíblico. Prepare-se para um futuro melhor. Não perca tempo pensando no dia mau. Lembre-se de coisas boas que você já vivenciou e traga-as à memória pois elas te dão esperança de um amanhã melhor.
  • Confie que você pode vencer. Jesus sempre pedia para as pessoas terem bom ânimo. Por mais que um problema possa ser difícil, precisamos confiar que podemos superá-lo. Pode ser complicado conseguir isso sozinho, por isso, busque ajuda de pessoas maduras, na vida e na fé. Compartilhe suas angústias e aflições, pois isso aliviará seu coração. E mais: uma luz, uma solução, pode vir dessa conversa porque quem está de fora sempre enxerga possibilidades que quem está vivenciando o problema não consegue. Isso é fato. E o mais importante: Jesus assegurou que Ele havia vencido o mundo (ou, seja, o sistema que produz injustiças, medos, enfermidades, inimizades...). E ele assegura que podemos vencer também.
  • Creia em Deus. Nessa pandemia muitas crenças estão sendo desafiadas. Pessoas questionam por que Deus não acaba com esse vírus. Por que tanta gente está morrendo... Como Deus permitiu essa assolação, inédita em nossa geração... Se nos deixarmos levar, teremos muitas questões sem respostas. No entanto, nenhuma delas pode culpar Deus. Ele é a solução. Nunca o problema. Estamos atravessando esta pandemia, que tem mostrado quão frágil é o ser humano diante de um vírus pequeno, invisível. Nosso Deus também é invisível, mas não é pequeno. É um Deus imensuravelmente grande! Um Deus real que ouve nossas orações, que nos livra do mal e que nos conforta diante do sofrimento. Creia Nele, sempre!

Esteja certo de os dias maus irão passar, e isso já está determinado por Aquele que tudo governa.

Desejo a você: um bom futuro, a paz que excede todo entendimento, saúde para o seu corpo e mente, alegria de ser filho ou filha de Deus.

Lembre-se de que o Pai ama você!

Por Darci Lourenção, psicóloga, pastora, coach, escritora e conferencista. Foi Deã e Professora de Aconselhamento Cristão. Autora dos livros “Na intimidade há cura”, “A equação do amor” e “Viva sem compulsão”.

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Cuidado com o fermento dos fariseus

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições