E se tudo der errado?

E se tudo der errado?

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:12

Ideias a mil. Planos, projetos cálculos, somas. Pesquisas, estratégias, tudo consumindo pensamentos que se multiplicam em imagens da imaginação. O negócio parece ser bom. A pessoa parece encaixar. A equipe parece ser a melhor. Tudo pensado, imprevistos aparentemente previstos. Mas…sempre tem um mas, e se tudo der errado? Das perguntas, essa é uma das que mais limitam e cria medos.

Quantos passos já foram evitados por medo de errar? Lembra? A amizade que não começou, o beijo que se perdeu, o abraço que faltou, o emprego que não se tentou, a frase que se engoliu, a montanha que não se escalou, a oração que se calou, a desculpa que não se pediu, a dúvida que não se esclareceu, a pergunta que se evitou. Enfim, tudo, ou quase, pelo simples medo que tudo saísse errado.

E se desse certo? Como saber, se nunca se tentou? Viver é arriscado. Existem bactérias em todo lugar. Parasitas grudam na gente sem que percebamos. Cascas de banana estão por todo caminho. As vezes a bola desvia na barreira e deixa o goleiro sem nenhuma condição de reagir. O sistema nos bancos cai e fica fora do ar. É a vida. E é difícil. Pior, muitas vezes não conseguimos nenhuma explicação para as coisas serem como são.

Não tenha medo de errar. Tenha medo de adulterar. Adulterar uma certidão, o motor do carro, o documento do cartório, a gasolina, o depoimento. Tenha medo de adulterar os pensamentos, a alma, o coração. Mas não tenha medo de errar. Tente, lute, reinvente. Não se assuste com sua idade, sejam muitos ou poucos os anos das suas primaveras. Errando é que se aprende a não se errar. E errar o mesmo erro, é burrice, dizem. No mínimo é teimosia.

Moisés errou. Davi errou. Pedro errou. Erraram porque tentaram e, ao tentar assumiram os riscos que possibilitam os acertos que ouvimos desde crianças. Acho que você está entendendo, não é sobre o erro apóstata, idólatra e cheio de rebelião contra a vontade do Senhor que me refiro, é sobre os erros humilhantes que sofremos mesmo tentando fazer o bem e aquilo que é certo. Desses, repito, não tenha medo.

E se tudo der errado? Deus continua transformando o mal em bem. Ele sonda e conhece as intenções do coração. Viva, arrisque-se, ouse. Creio que no dia que Davi separou aquelas cinco pedrinhas, nem imaginava que até hoje estaríamos contando aquela história onde tudo podia ter saído errado. Perigosamente errado. Mas não, o risco de tentar, para Davi, saiu deliciosamente certo.

Paz!


por Edmilson Mendes
e-mail: [email protected]
blog: calicedevida.com.br
twitter: @Edmilson_Regina
facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100000512610458 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições