Igreja desfigurada

Igreja desfigurada

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:08

 

cruz
 
Alguns de nós já esteve numa UTI e de lá saiu chocado. O choque, algumas vezes, foi causado pelo não reconhecimento da pessoa visitada devido ao desfiguramento do rosto da mesma. Checamos o nome, o leito, tudo certo, era a pessoa que fomos ver, mas o quadro apresentou-se irreconhecível.
 
A respeito da igreja tenho ouvido e lido comentários e críticas assim: “Hipocrisia religiosa... Atitudes que buscam aplauso e aprovação... A igreja está desfigurada pela divisão em seu corpo eclesiástico...”. Sobre qual denominação me refiro? Pouco importa. Convivo, converso, troco ideias e experiências com pessoas sérias e comprometidas de diferentes visões de fé. Contudo, o comum na maioria, é o conteúdo do lamento e decepção.
 
Os erros se repetem seguindo padrões parecidos de ambição, poder e opressão. Nos corredores encontro gente visivelmente estafada com a hipocrisia, pessoas sedentas por aplauso e aprovação e outros tantos negociando posições, cargos, ovelhas e igrejas, causando muito mais divisão que comunhão, claro.
 
Quero nomes! Exigiu outro dia alguém que me ouvia. Foi constrangedor, no ambiente alguns arriscaram um riso de surpresa, outros se envergonharam com a exigência quase ingênua. Mas vamos lá, vou fornecer um nome. As críticas entre aspas no segundo parágrafo deste texto ganharam manchetes mundiais, são de Bento XVI, o Papa que acaba de surpreender o mundo católico com sua renúncia. Tais palavras fizeram parte de suas falas durante a missa de Quarta-feira de Cinzas no Vaticano.
 
O triste das palavras de Bento XVI, é que tais situações estão sendo enfrentadas nas mais diferentes denominações, em grandes catedrais e em pequenas congregações, não é uma exclusividade católica. Satanás, descaradamente ri e zomba. Afinal, mentira, falsidade, disputa por poder, orgulho e carnalidade seduzem e fisgam cristãos no mundo inteiro, desestabilizando e desfigurando a igreja do Senhor.
 
Mas tenho esperança. Muita esperança. Se você ler, ainda que pouco, perceberá no texto bíblico que tal ambiente não deveria nos surpreender, pois é com homens amantes de si mesmos que vamos ter de conviver. Apenas conviver, porque nossa adoração, obediência, reverência e entrega continuará sendo para um só, o Senhor Jesus, o único e legítimo dono da igreja. E é aqui que repousa a segurança da minha esperança, ainda que tudo pareça fora de controle, Ele nunca perdeu o controle.
 
Na cruz o Cristo foi desfigurado. Como igreja que carrega a sua cruz e O segue, também teremos e viveremos nossas desfigurações. No entanto, como o Cristo que ressuscitou, também temos nEle a certeza de nova, plena e perfeita vida. Para além das enfermidades físicas, precisamos viver o conselho de Tiago: se alegrar com os que se alegram e chorar com os que choram. Até podem existir partes desfiguradas, mas continuam a ser igreja do Senhor, Ele saberá a hora de tudo renovar e restaurar. Oremos.
 
Paz!
 
por Edmilson Mendes
blog: calicedevida.com.br
twitter: @Edmilson_Regina
 

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições