Já vivemos num terrível BBB

Não importa onde estivermos, o que estejamos fazendo, meios e tecnologias não faltam para nos acompanhar passo a passo.

Fonte: Guiame, Edmilson Ferreira MendesAtualizado: quinta-feira, 27 de junho de 2024 às 17:34
(Foto: Pixabay)
(Foto: Pixabay)

“Sorria, você está sendo filmado”, noutros tempos esta frase indicava apenas segurança, e nada mais. Hoje, no entanto, significa muito mais. Estamos sendo vigiados 24h. Não importa onde estivermos, o que estejamos fazendo, meios e tecnologias não faltam para nos acompanhar passo a passo.

Bem-vindos, BBB é aqui. É aí. Lá, acolá, em qualquer lugar. O besteirol que preenche o conteúdo do reality da TV é indigesto, imoral, nojento. Desconstrói, deforma, afronta, tudo com ironias, cinismos e muita manipulação de emoções e discursos calculados do que tem que ser certo e do que tem de ser errado, óbvio, conforme pensam os poderosos. Eles definem, eles mandam, o povo engole.

Mas o BBB aqui fora da casa, fora das ficções da TV, é infinitamente pior. Pois mexe com vidas, histórias, famílias. Tem competição, tem jogos, tem disputas, tem traições, tem paredão, tem eliminação, reais. Estamos todos sendo vigiados, manipulados, massacrados. De todos os lados sofremos abusos, dos governos, dos que imaginávamos que fossem amigos, enfim, das pessoas e dos lugares que menos esperávamos, ataques chegam e arrasam com tudo.

Em II Coríntios 4:8-9, Paulo já falava sobre esta pressão insana que os seguidores de Cristo enfrentavam e certamente enfrentariam, como bem sabemos e testemunhamos com nossas próprias vidas. Diz o apóstolo: “Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados; perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos.”

Vai piorar? A tendência é que sim. Os recursos da IA assustam os próprios inventores, pois temem eles mesmos perderem o controle daquilo que estão criando. Cada vez mais se desenham as políticas, as crises, as possibilidades para o que se chama de controle social.

O conforto é saber, segundo o texto de Paulo em II Coríntios 4:8-9, que para cada catástrofe, existe um “mas não”, ou seja, os poderosos querem o controle total das massas, do dinheiro, dos recursos, porém não sabem com que tipo de poder estão lidando e muito menos com quem estão lidando, o Invencível.

Sim, o Todo Poderoso, definitivamente Invencível, diferentemente dos que pensam serem poderosos nesta terra, não luta por poder, não almeja o poder, não planeja esquemas de controle, nada disso. Ele simplesmente é poder e jamais perde o controle de tudo e todos. Que os homens digam, façam e pensem o que quiserem, ao final prevalecerá a vontade soberana dEle. Portanto, nesta fé, sorria, você está recebendo os cuidados dEle!

 

Edmilson Ferreira Mendes é escritor, pastor, teólogo, observador da vida.

* O conteúdo do texto acima é uma colaboração voluntária, de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

 

Leia o artigo anterior: O que fazer quando fura o pneu?

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições