Os tempos são comprovadamente intranquilos e desfavoráveis. Mas a música do Mc Bin Laden, até o momento em que estava escrevendo este texto já contabilizava no youtube mais de 31 milhões de visualizações no clipe oficial, resultado esse que deixa tudo bem tranquilo e favorável. Principalmente para o artista, é claro.
Não quero entrar no mérito se a música é boa ou ruim, cada um com seu gosto e cada um respeitando o outro e o outro o um. Mas que intriga num tempo nada favorável e nada tranquilo como o atual ver o enorme sucesso da dita música, intriga.
Tenho tido o privilegio de me relacionar com gente que se encaixa em categorias desde muito pobre até muito rica. Nessa escala, não vejo tranquilidade em praticamente ninguém. Todos estão assustados, apreensivos, depressivos. Todos gostariam de respostas, mas ninguém as tem. É como pergunta o compositor João Sergio na música “O amanhã”, cantada por Simone: “Como será amanhã? Responda quem puder o que irá me acontecer?”
Na poesia de João Sergio, aparecem muitos que se oferecem para responder: cigana, bola de cristal, jogo de búzios, cartomante, mensagem zodiacal, realejo, o desfolhar de pétalas em bem-me-quer ou mal-me-quer. E as perguntas sobre o amanhã seguem sem respostas até surgir a única resposta coerente: “O meu destino será como Deus quiser.”
É isso. Sobre o amanhã nada sabemos, apenas Deus sabe o que virá. O hoje, no entanto, segue desfavorável e bem intranquilo. Como disse, na escala de amigos que tenho, alguns estão sofrendo por milhões e outros por centenas de poucos reais, cada um sofrendo proporcionalmente a sua condição social. O detalhe que me chama a atenção é que a angústia, a incerteza, o medo, as ameaças a saúde, o pavor, a sensação de impotência, enfim, todos esses sentimentos são iguais para todos.
Voltemos a pergunta, por que o tá tranquilo, tá favorável, do Mc Bin Laden faz tanto sucesso? Encontro a resposta em nossa teimosia brasileira e em nossa fé racional. Trabalhamos, ralamos, estudamos, encaramos sol e chuva, levantamos de tombos, suportamos afrontas, engolimos humilhações e, a cada dia, encontramos forças para sofrer tudo isso novamente, simplesmente porque acreditamos que conquistaremos um tempo verdadeiramente tranquilo, absolutamente favorável. Um tempo que a fé chama de kairós de Deus, quando as coisas somente acontecem nos prazos e datas da agenda do céu.
No mais, não permita que qualquer intranquilidade ou coisas e pessoas desfavoráveis matem sua vontade de viver, ainda que nessa fase da sua vida tudo esteja negativo e sem perspectiva, em Cristo, chegará o dia no qual tudo finalmente ficará tranquilo e favorável.
Paz!
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições