É tempo de trocar as nossas vestes!

Assim como nos preparamos para as estações naturais, devemos estar espiritualmente prontos para os tempos que se aproximam.

Fonte: guiame, Fernando SousaAtualizado: terça-feira, 25 de fevereiro de 2025 às 18:02
(Foto: Pixabay)
(Foto: Pixabay)

"Jesus também lhes contou esta parábola:

― Observem a figueira e todas as árvores: quando elas brotam, vocês veem isso e sabem que o verão está próximo. Assim também, quando virem acontecer essas coisas, saibam que está próximo o reino de Deus.

Em verdade lhes digo que não passará esta geração até que todas essas coisas aconteçam. Os céus e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão.

Tenham cuidado, para não sobrecarregar o coração de vocês com libertinagem e bebedeira nem com as preocupações desta vida, e aquele dia venha inesperadamente sobre vocês como armadilha. Pois ele virá sobre todos os que vivem sobre a face da terra. Estejam sempre atentos e orem para que vocês possam escapar de tudo o que está para acontecer e possam estar em pé́ diante do Filho do homem."

(Lucas 21:29-36)

Antes de me mudar para Portugal, eu morava em uma das cidades mais quentes (e incríveis) do Brasil, cercada por praias deslumbrantes e onde o sol brilha o ano inteiro. Quando criança, minhas estações do ano se resumiam a dias ensolarados e um curto período de chuvas no início do ano.

Mas os tempos mudaram. O clima está diferente, e há quem diga que é culpa do aquecimento global. No entanto, mais do que mudanças climáticas, vivemos tempos de transformação. Hoje, em Portugal, tenho experimentado as estações do ano de forma marcante, percebendo suas transições e expectativas. No inverno, por exemplo, é tempo de aquecedores, bebidas quentes e cobertas reforçadas. Os dias são mais curtos, escurece mais cedo, e o ambiente é completamente diferente do verão.

A melhor forma de enfrentar cada estação é nos adaptando a ela: vestimos roupas apropriadas, ajustamos nossa alimentação e até nossa rotina. Seria impensável usar casacos pesados no calor intenso da minha cidade natal, assim como seria insuportável vestir roupas leves em um rigoroso inverno europeu. Também não faz sentido tomar sopa quente ou chá́ fervendo sob um sol de 40°C – essa é a época dos sorvetes e das frutas refrescantes.

(Imagens ilustrativas geradas por IA)

Jesus nos ensina algo poderoso na parábola da figueira: precisamos estar atentos aos sinais do tempo. Assim como nos preparamos para as estações naturais, devemos estar espiritualmente prontos para os tempos que se aproximam. A volta de Jesus é iminente. Não podemos viver distraídos, acomodados ou despreparados como as virgens insensatas da parábola. Precisamos nos posicionar com vigilância e perseverança.

Que o Senhor nos abençoe e nos fortaleça para permanecermos atentos e preparados – até que Ele venha.

 

Fernando Sousa (@fernando.sjourney) é pastor, apaixonado por Jesus, missionário e líder da Base da Missão Iris Global em Portugal. Casado com Nathalia Diaz e pai do Christofer.

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: “Cingi os vossos lombos!”

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições