Jonathan Roumie de “The Chosen” produz curta sobre os 21 mártires mortos pelo ISIS

Curta-metragem que mostra como 21 homens foram decapitados foi produzida pelo ator principal de The Chosen.

Fonte: Guiame, Jarbas AragãoAtualizado: segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025 às 18:52
The 21. (Divulgação)
The 21. (Divulgação)

“Em 2015, o ISIS assassinou 21 cristãos que trabalhavam na Líbia. Esta é a história dos homens que morreram, contada por aqueles que os amavam e por aqueles que os odiavam.” Assim começa o curta-metragem de animação “The 21” [Os 21].

A produção é lançada no mês que marca o décimo aniversário do martírio em 2015, divulgado nas redes sociais pelo ISIS. O grupo terrorista islâmico executou brutalmente os cristãos coptas vestidos com macacões laranja em uma praia.

A história real tem contornos que a produção do curta-metragem de 13 minutos explora com maestria. Sabe-se que apenas vinte dos 21 eram cristãos ortodoxos coptas egípcios que estavam na Líbia a trabalho. O 21º homem era natural de Gana e foi capturado pelo ISIS em um ataque separado. Ele teve a oportunidade de ser libertado, mas se recusou, dizendo que o Deus dos "vinte" também era seu Deus.

Conforme divulgado posteriormente, todos os homens capturados tiveram oportunidades de saírem vivos. Como milhões de mártires antes deles, precisavam apenas negar a Cristo e seriam poupados. Durante semanas eles foram espancados, privados de sono e torturados física e psicologicamente.

Como mostram as filmagens divulgadas na época, "todos morreram com o nome de Jesus nos lábios", em oração.

“The 21” é uma realização da More Productions, empresa fundada por Mark Rogers e dirigida pela cineasta e advogada Mandi Hart. A animação usou vários elementos da iconografia copta. Mais de 70 artistas de 24 países trabalharam para criar esta homenagem àqueles que morreram pela sua fé. O resultado final são imagens belas e cativantes.

Jonathan Roumie, ator que interpreta Jesus em "The Chosen", é o produtor executivo de "The 21". Ele diz que o martírio daqueles homens vai além de uma tragédia, tornando-se um testamento de fé para cristãos perseguidos em todo o mundo.

"Quero que as pessoas estejam mais cientes dos sacrifícios que tantos cristãos fazem, especialmente em outras partes do mundo", disse Roumie. "Eles apenas deram um exemplo para o resto do mundo sobre o que significa ser um crente em Cristo e ter sua fé, significa tudo."

Rogers explica que a ideia para a animação surgiu em uma visita ao Egito seis anos atrás, onde conheceu parentes e amigos dos homens martirizados. A qualidade do trabalho da animação foi reconhecida e o curta chegou a integrar uma lista de pré-selecionados para o Oscar.

Os criadores dizem que as mortes, que o ISIS tentou usar como uma tentativa de acabar com o cristianismo no norte da África, Deus continua usando para proclamar a milhões de pessoas o nome de Jesus.

É possível assistir “The 21” gratuitamente no YouTube. Existe a opção de usar legendas em português. Saiba mais sobre o filme e essa história notável em The21Film.com.

Assista:

 

Com informações da CBN News.

 

Jarbas Aragão é pastor, jornalista e tradutor. Mestre em teologia, foi missionário da Jocum e da Junta de Missões Mundiais da CBB, além de professor do seminário Batista. Colabora com diferentes mídias no Brasil, nos Estados Unidos e em Israel.

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: App de IA viraliza ao oferecer “abraço de Jesus”

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições