Israel, eu casarei com você, e para sempre você será minha legítima esposa. Eu a tratarei com amor e carinho e serei um marido fiel. Então você se dedicará a mim, o SENHOR.
Naquele tempo, serei o Deus que atende: atenderei o pedido dos céus; os céus atenderão o pedido da terra, dando-lhe chuvas ( Os 2:19 – 21)
No dia 23 de agosto fui a Curitiba, para celebrar o casamento de Lucas Junior – um amigo e também discípulo meu. Perguntei ao noivo se ele teria algum pedido especial com relação á celebração de seu casamento e ele disse que gostaria que fosse uma cerimônia judaica e que, se DEUS quisesse enviar chuva, seria motivo de felicidade. Então eu lhe falei o significado da chuva nas escrituras – como no livro de Oséias, por exemplo.
Na hora do noivo sair para o local da cerimônia, choveu sobre ele. Foi uma chuva localizada, especial para ele. Foi uma alegria, um presente de DEUS. Na cerimônia do casamento ministrei sobre Oseias 2:19-24, que diz que DEUS faz uma declaração de Amor à noiva, enviando chuvas. Muitos jovens apaixonados por JESUS comentaram sobre isso e alguns ficaram interessados em saber se DEUS faria tal declaração para eles também. Então, no domingo – dois dias após a celebração do casamento – preguei na 29ª IEQ (Igreja do Evangelho Quadrangular) de Curitiba (PR) a convite do Pr. Lael Viera e usei como a epressão “Namorando Jesus” e como sub tema, “DEUS envia a chuva como declaração de amor pela sua noiva, à Igreja”.
Usei mais uma vez o texto de Oseias 2:19 e ensinei à igreja sobre como adorar a DEUS de uma forma íntima e intensa, como o namoro entre um casal apaixonado. Expliquei que o namoro é um tempo especial em que o casal aprende a se conhecer melhor. É um tempo de preparação para o noivado e o casamento. Neste tempo o amor é como chama ardente. O apaixonado pensa o tempo todo na pessoa a qual ele ama. Quer estar junto todo o tempo... não vê a hora passar, etc.
É desta forma que Jesus quer a sua noiva esteja: apaixonada, fazendo declaração de amor para ELE.
Na bíblia lemos que DEUS fala com Israel, usando a linguagem de um noivo apaixonado.
Israel, eu casarei com você, e para sempre você será minha legítima esposa (Os 2:19)
Quando o profeta escreveu esta palavra, Israel havia traído DEUS, adorando a baal. Elias é o amigo de DEUS que luta para trazer de volta aquela que se envolveu com baal: a noiva.
Baal é o rival de DEUS
Baal era considerado pelo povo idólatra como o “deus da chuva e da fertilidade”. Todas as colheitas eram atribuídas a baal. Jezabel era a profetiza de baal e trazia o nome deste ídolo em seu próprio nome. Ela declarava que “só baal era deus”.
“Jeová está morto, Baal vive!”. Esta era a declaração de Jezabel e Acabe no Palácio Real.
Então Elias surge, entra no palácio e proclama: “VIVE O SENHOR!”
Elias confrontou diretamente o que Acabe e Jezabel proclamavam para toda a nação...
Elias era o amigo do Noivo. Ele sabia que DEUS é ciumento. Ele sabia que Baal é o rival de DEUS.
Jezabel era “casada” com Baal e usava o nome deste ídolo, como uma esposa usa o sobrenome do marido.
Porém Elias também tem o nome de DEUS inserido em seu próprio nome. O significado de seu nome é: “Só o SENHOR é DEUS”.
Elias sabia que Baal tentava roubar a NOIVA de Deus ou flertar com ela. Israel era a futura esposa de DEUS e estava em fase de “namoro”. Porém a escolhida (Israel) se envolve com Baal e DEUS tem ciúmes disso. Quem ama tem ciúmes. Quem ama quer exclusividade, compromisso, fidelidade e o amor da pessoa amada.
ELIAS entra no cenário fazendo um trabalho para “separar Israel de Baal e trazê-la de volta à Deus”.
Jovem, imagine que você está apaixonado por uma moça e ela está se envolvendo com outro, quando um amigo seu vai lá e a convence a voltar para você!
Assim era ELIAS para DEUS: o amigo do noivo apaixonado. Aquele que levava os recados.
Quando Elias desafiou os profetas de Baal e orou para chover, ele sabia que aquela chuva era a declaração de Amor que DEUS fazia para Israel a sua noiva. A seca era a forma de DEUS dizer à Noiva que estava triste, mas a chuva era a declaração de Amor.
Até os dias de hoje nos casamentos Judaicos é feita esta leitura do livro de Oseias e é explicado o significado desta passagem.
DEUS fala, usando uma linguagem de noivo apaixonado pela noiva.
2.19 — Israel, eu casarei com você, e para sempre você será minha legítima esposa. Eu a tratarei com amor e carinho
2.20 e serei um marido fiel. Então você se dedicará a mim, o SENHOR.
2.21 Naquele tempo, serei o Deus que atende: atenderei o pedido dos céus; os céus atenderão o pedido da terra, dando-lhe chuvas;
2.22 e a terra responderá produzindo trigo, uvas e azeitonas. Assim eu atenderei as orações do meu povo de Israel.
2.23 Plantarei o meu povo na Terra Prometida para que eles sejam a minha própria plantação. E eu amarei aquela que se chama Não-Amada; para aquele que se chama Não-Meu-Povo eu direi: “Você é o meu povo”, e ele responderá: “Tu és o meu Deus”.
HOJE:
Jesus está voltando. Ele é o noivo e vem buscar uma noiva preparada ataviada, apaixonada. Nosso trabalho é preparar a noiva (a Igreja) para este encontro com o noivo Jesus. Para isso, DEUS enviará a unção de ELIAS outra vez. Pois a palavra diz que importa que ELIAS venha primeiro, ele é o amigo do noivo e vem na frente, preparando a noiva para o casamento.
Naquele culto, em Curitiba (PR) eu vi uma igreja apaixonada. Alí DEUS falou comigo de uma forma especial e me mostrou algo lindo: A filha do pastor Lael chama-se Sara e é uma moça santa, separada para DEUS desde o ventre de sua mãe. Nasceu na igreja e nunca flertou com o mundo. Ela hoje é noiva e se prepara para o casamento no próximo ano. É um noivado segundo a bíblia, no qual os noivos não se tocam, mas esperam o casamento em santidade.
O Espirito Santo me levou a ministrar, usando esta simbologia. Depois da mensagem pedi à igreja, para que eles fizessem uma declaração de amor a JESUS, semelhante às que Davi fazia nos salmos, declarando seu amor ao SENHOR.
Faça sua declaração de AMOR a JESUS e Ele também vai fazer uma declaração de amor por você. Os jovens começaram a declarar seu amor a Jesus... muitos vinham à frente em lágrimas e com o rosto no chão, declarando o seu amor a JESUS. O culto já tinha acabado e alguns já tinham ido embora, mas muitos estavam no altar, ”Namorando JESUS”, fazendo a sua declaração de Amor.
Neste momento alguém disse: ESTÁ CHOVENDO Lá FORA!
Alguns jovens correram lá para a frente e viram a chuva. Ficaram maravilhados... literalmente embriagados pelo amor de DEUS, demonstrado desta forma: Com a chuva!
Hoje DEUS está enviando a unção de ELIAS para preparar o caminho para a volta de JESUS. Jesus é o noivo e ELE está voltando para buscar a sua amada. Aqueles que são amigos do Noivo receberão esta unção para expulsar o rival e levar a noiva para as bodas do Cordeiro. Aleluia!
WWW.joelengel.com.br @pastorjoeengel