MENU

Como usar redes sociais sem prejudicar seu casamento?

O mau uso das redes sociais pode causar problemas sérios, levando ao divórcio.

fonte: Guiame, Josué Gonçalves

Atualizado: Quinta-feira, 7 Novembro de 2019 as 1:25

(Foto: Amo Família)
(Foto: Amo Família)

As redes sociais podem prejudicar seu casamento?

Para usar as redes sociais sem prejudicar o casamento é preciso estabelecer algumas regras, enquanto as redes sociais conectam amigos e familiares de diferentes cidades, estados ou países e facilitam o envio de informações instantâneas, a necessidade de estar “online” quase que 24 horas por dia também gera efeito contrário e pode colocar em risco o relacionamento com pessoas que vivem embaixo do mesmo teto. Além disso pode causar problemas sérios levando ao divórcio.

“As relações começam a sofrer, os casais ficam distantes, não dialogam e acabam perdendo o interesse e carinho que tinham um pelo outro”, alerta a psicóloga e especialista em terapia familiar Giane Edimara Broch.

Vamos ver como usar as redes sociais de forma correta.

1. Em primeiro lugar, use os dispositivos eletrônicos com equilíbrio e limite. Certamente, aproveitará bem mais o tempo na companhia da pessoa amada.

2. Não compare seu casamento com o de outros casais que postam fotos felizes com frequência nas redes. Ou seja, você não sabe como eles vivem na realidade.

3. Evite procurar informações do passado de seu parceiro.

4. Decidam juntos se vão compartilhar senhas de celular, Facebook, Instagram, senhas de bancos e respeitem a decisão que tomarem.

5. Nunca poste “indiretas” ao outro em redes sociais.

6. Respeite a privacidade de seu/sua marido/mulher, buscando sempre um relacionamento com base no diálogo e na confiança.

7. Não permita que as redes sociais roubem seu foco durante a conversa com seu parceiro. Sua atenção é preciosa e ninguém gosta de ser ignorado.

8. Dedique mais tempo ao contato pessoal do que ao “online”.

9. Evite curtir fotos e postagens de antigos relacionamentos. Seu parceiro pode se sentir incomodado com isso

10. Viu algo legal ou que o deixou desconfortável nas redes? Compartilhe com seu parceiro.

E o mais importante é que haja transparência entre o casal, intimidade suficiente para colocar as palavras de forma adequada e ter uma comunicação eficiente, por isso o modo de como usar redes sociais sem prejudicar seu casamento deve ser conversado, pensado e estabelecido.

Por Josué Gonçalves, terapeuta familiar através de seminários, encontros e congressos realizados anualmente. Autor dos livros “12 Verdades que Todo Filho gostaria que os Pais Soubessem” e “Pastor: Sua Família e Seus Desafios”.

* O conteúdo do texto acima é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

veja também