O poder do elogio

As pessoas fazem elogios como um modo de demonstrar a satisfação em relação a algo que foi feito por outros indivíduos.

Fonte: Guiame, Josué GonçalvesAtualizado: segunda-feira, 26 de novembro de 2018 às 14:42
Quando alguém é elogiado a sua autoestima é aumentada. (Foto: Getty)
Quando alguém é elogiado a sua autoestima é aumentada. (Foto: Getty)

Elogio é um comentário ou observação favorável sobre determinada coisa, normalmente usado para evidenciar os aspectos positivos de alguém, o elogio tem o poder de mudar circunstâncias principalmente dentro do matrimônio.

As pessoas fazem elogios como um modo de demonstrar a satisfação em relação a algo que foi feito por outros indivíduos. Um elogio também pode evidenciar determinada qualidade de alguém, louvando as características positivas desta. Etimologicamente, a palavra “elogio” se originou a partir do latim elogium, que pode ser traduzido como “inscrição tumular” ou “epitáfio”, que, por norma, são mensagens que descrevem os aspectos mais memoráveis da vida de determinada pessoa.

O que acontece quando alguém é elogiado?

Quando alguém é elogiado a sua autoestima é aumentada, fazendo com que se sinta motivado para prosseguir com determinada ação ou se esforçar para superar obstáculos pessoais e profissionais, por exemplo. Agora pensa no poder do elogio dentro de um relacionamento conjugal, a mulher é mais sensível por natureza, ela foi criada por Deus assim, o homem por sua vez, é aquele quem dá a proteção o lado forte. Paulo retrata bastante nas suas cartas os deveres o marido, em Efésio 5:22~33, apresenta uma espécie de moral conjugal doméstica, ambos tem seus deveres e direitos dentro de um relacionamento conjugal, na carta Paulo exorta que o marido deve amar a esposa: “E vós maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela”. Aqui se aprende que da mesma maneira que Cristo trata o homem, assim este deve amar a sua esposa.

Que tipo de amor o marido tem que exercer sobre a esposa?

Amor incondicional como o relatado em 1 João 4:19 – Nós o amamos a Ele, porque Ele nos amou primeiro, amar primeiro;

Amor voluntário, se entrega para esposa, em Gálatas 2:20 diz: Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.

Amor sacrificial, dar a vida pela esposa em João 15:13 diz: Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos.

A forma do marido demonstrar o amor também é muito importante, ele ora pelos dois, se preocupa com o lazer e descanso dos dois e da família, trabalha para sustentar a família, busca uma vida feliz, conhece bem sua esposa em suas características, valoriza a esposa acima de todos, e a elogia. Por isso você marido ou esposa, reflitam sobre seu casamento, seu relacionamento, sua postura, vida com Deus e com seu cônjuge, família é nosso maior patrimônio.

* O conteúdo do texto acima é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

* Conteúdo publicado originalmente no portal AmoFamilia.com.br


Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições