Em Defesa de Eusébio

Em Defesa de Eusébio

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 10:15

Como fã da história e admirador de historiadores, fiquei bastante incomodado com o juízo que alguns críticos, segundo o autor que lia (Justo Gonzales), fazem acerca de um dos meus heróis. Trata-se de Eusébio de Cesaréia (265-339 d.C.), que é simplesmente o responsável por quase tudo que hoje sabemos dos primeiros três séculos da fé cristã.

Gosto tanto de Eusébio que batizei um dos meus primeiros violões em sua homenagem. Eusébio viajou comigo por muitos lugares do mundo, inclusive pela velha Palestina, onde viveu o famoso bispo. Ícone da Igreja oriental, tornou-se figura importantíssima ao abraçar a tarefa de historiar a trajetória da igreja do nascimento aos seus dias. Seu legado é estimado como uma das mais preciosas fontes de informação sobre aqueles dias que as brumas do tempos ameaçam encobrir.

O que me chateia nos críticos de Eusébio é a acusação de que sua obra tenha sido produzida como uma peça de lisonja a Constantino, o todo poderoso Imperador que, apesar de sanguinário e irascível, é retratado de modo inteiramente positivo, quase um santo, em todos os momentos em que é citado. O fato é que após tantos anos de perseguição, não seria de admirar que muitos nos dias de Eusébio julgassem a mudança de postura do império como um ato de intervenção de Deus e por isso uma bênção.

É necessário compreender o homem e seu tempo. Intrigas políticas à parte, sua contribuição nos é hoje inestimável. Graças a Eusébio, guiados pela lâmpada que nos legou, sua Historia Ecclesiae (História Eclesiástica), podemos hoje ter acesso a informações preciosas que nos dão  a entender muito que, sem a obra citada, estaria para sempre perdido. Aos historiadores que o criticam eu diria: Deixem o Eusébio em paz seus ingratos!

Luiz C. Leite   é pastor, psicanalista, administrador de empresas, conferencista e escritor. Autor de "O poder do foco", editora Memorial; e "A inteligência do Evangelho", editora Naós; além de vários títulos por publicar.

- Clique no link para ver vídeo do livro "A INTELIGÊNCIA DO EVANGELHO"

Confira o blog do escritor:   http://luizvcc.wordpress.com/ - Clique no link para ver o vídeo do livro   "O PODER DO FOCO"

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições