O mundo está, novamente, por um triz! Mais uma vez rumores de que o fim está às portas impressiona e amedronta milhares de pessoas ao redor do globo. Há tanto tempo os homens vem marcando data para o fim do mundo, que causa admiracão como até hoje, após tantos anos de profecias fraudulentas, tais profetas ainda encontrem adeptos que se assentam atentos e atônitos aos seus pés, dando-lhes total credibilidade. A constagem regressiva dos fatalistas repete o coro de uma velha e desgastada nota que, como mantra sombrio, se esforça para precipitar o fim. Esses fatalistas, muitos dos quais frustrados, portadores de uma espécie de misantropia mórbida, parecem ansiar por um evento que destrua a civilização e o mundo tal qual o conhecemos.
O dia 21 de Dezembro de 2012 será o início do fim. Por todo o mundo preparativos estão sendo feitos para enfrentar essa grande transição que ninguém sabe ao certo do que se trata. As “autoridades” sobre o assunto, gurus da “Nova Era”, afirmam que a humanidade passará por uma transformação profunda; outros afirmam que o caso é mesmo de aniquilação não só da humanidade como do próprio planeta, em razão da colisão “certa” com um planeta de nome engraçado; há ainda a turma da ufologia que sustenta que acontecerá uma intervenção por parte de uma civilização extraterrestre que blá, blá, blá…
Boatos que correm por aí dizem que o astro de cinema Tom Cruise gastou 10 milhões na construção de um abrigo subterrâneo debaixo de sua mansão na California. Loucura! voce diria, e eu retrucaria: Põe loucura nisso! A loucura de cada um segue uma lógica aparentemente louca para os outros mas que para aquele louco específico faz todo o sentido do mundo! O cidadão deste lado de cá do mundo, representante orgulhoso da civilização ocidental, julga como loucos os homens bomba que vez por outra incendeiam os céus das cidades do Médio Oriente. Como será que eles do lado de lá nos julgam quando disparamos contra nossas crianças em uma escola?
Mes passado quando estava em NY oramos e choramos pelos pais de duas crianças mortas por uma psicopata… Na semana que passou, mais uma vez um golpe brutal manchou de sangue a alma americana. Dor e desesperança atingiram em cheio o coração dos EUA… 21 crianças entre 6 e 7 anos mortas por louco… Qual era a sua lógica? Incrível que pareça, para ele havia uma lógica. Se pudéssemos ter uma conversa franca com o matador insuspeito alguns dias antes, certamente teríamos tido a oportunidade de conhecer suas “razões”. Na base de seus argumentos encontraríamos o vazio, a escuridão, a dor, a rejeição, lacunas não percebidas e não preenchidas, matéria prima essencial na construção da lógica dos loucos.
O fim do mundo já chegou antecipado para esses pais, maes, avós e demais parentes… Muitos deles, possivelmente, jamais se recuperarão deste trauma. Hoje enquanto almocava com amigos, um deles me perguntou acerca dos EUA e porque tais coisas acontecem por lá com tanta frequencia. Certamente, argumentamos, uma das razões é o afastamento do sagrado. O distanciamento de Deus, não apenas nos EUA, está adoecendo a sociedade moderna num nível mais acelerado do que podemos imaginar. Temo, pensei mas não verbalizei, que ficaremos muito mais chocados ainda com o que está porvir! Um colapso coletivo do psiquismo está gerando um número por demais grande de desajustados que roubarão o sono do mundo. Julguem como quiserem os céticos mas o homem longe do altar é um homem morto!
por Luiz Leite