"O buraco é mais em baixo"

"O buraco é mais em baixo"

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:29

Este ditado do século passado era muito utilizado no dia a dia quando as pessoas queriam dizer que as coisas não eram exatamente da forma como se apresentavam, quando a questão não era tão simples quanto queria o simplista.

A Psicanálise também parece estar sempre dizendo, "o buraco é mais em baixo" . Tendo o inconsciente como pressuposto básico, a psicanálise insiste em sustentar que a trama psíquica é muito mais complexa do que a psicologia behaviorista supõe. A coisa na verdade está abaixo da linha da água; as razões que explicam o "incompreensível" residem nas profundezas do ser, nos substratos escorregadios e longínquos que se ocultam sob a bruma do tempo.

Como tão bem ilustra a metáfora do iceberg , aquilo que se conhece de nós mesmos é apenas aquela porção mínima (o consciente - a ponta do iceberg) que aparece, que se deixa ver...É óbvio que muito daquilo que se deixa ver é apenas aparência, longe estando de ter correspondência completa com a essência. A essência (o corpo do iceberg) está oculta, submersa nas águas sombrias e desconhecidas do inconsciente.

Alguns textos bíblicos nos surpreendem ao falar das profundezas "insondáveis do coração" do homem. Parece-me, diante de textos tão antigos, que Freud, com todo respeito à sua geniosiodade, estava "reinventando a roda" ao formular sua teoria do inconsciente. Diz o texto das Escrituras Sagradas, "Enganoso é o coração, e desesperadamente corrupto, quem o conhecerá?" .

Essa passagem, encontrada no livro do profeta Jeremias, que data de 650 anos antes de Cristo, é evidência de que já há muito se sabia que o "coração do homem" está em sua grande parte oculto, longe das vistas dos homens. Outro profeta do Antigo Testamento, também sabedor dessa realidade que se estende para além das vistas disse, "O homem vê o exterior, o Senhor porém sonda o coração" , fazendo clara alusão ao fato de que aquilo que se percebe objetivamente no campo consciente pouco conta.

Como se vê, o "buraco" é mesmo "mais em baixo!"

Luiz C. Leite é pastor, psicanalista, administrador de empresas, conferencista e escritor. Autor de "O poder do foco", editora Memorial; e "A inteligência do Evangelho", editora Naós; além de vários títulos por publicar.

Confira o blog do escritor: http://luizvcc.wordpress.com/

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições