Proposta Sórdida

Proposta Sórdida

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:51

S atanás quando quer tentar a alguém recorre sempre a um velho expediente. Sabendo que o homem é carnal, o que faz dele uma criatura altamente suscetível ao apelo dos sentidos, arma suas armadilhas há milênios sobre o mesmo tripé. Ainda que alguns o tenham como sem  criatividade por usar o mesmo argumento desde sempre, é inacreditável como  tem obtido tanto êxito.

Q uando investiu contra Jesus no deserto, seguiu o mesmo roteiro da conversa que entabulou com Eva no Éden alguns milênios antes. Primeiro atacou o Nazareno na área em que parecia mais vulnerável. Um homem após 40 dias sem comer deveria estar fraco a ponto de se deixar sugestionar. Transformar pedras em pães para saciar uma necessidade premente não deveria ser um ato reprovável. O que Satanás não sabia é que aquele moço fragilizado pela falta de pão orgânico estava tirando sua força de outro tipo de pão.

E ntrincheirado na cidadela intransponível da Palavra, o Senhor Jesus rasgou-lhe uma das feias asas de morcego quando respondeu com um torpedo arrasador… “Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca do Senhor.” Após  um recuo estratégico, retornou com força total numa segunda tentativa; mostrou a Jesus todos os reinos do mundo bem como sua glória, e ofereceu sua melhor proposta para tão somente sair temporariamente da arena com a segunda asa quebrada!

O diabo sempre tem uma proposta para homens ambiciosos;  Excelente observador (dispõe de todo o tempo do mundo para bisbilhotar a vida dos outros), sabe quem tem aspirações incomuns não apenas por ser um excelente psicólogo, mas simplesmente porque as pessoas falam de seus sonhos. Jesus tinha uma ambição secreta mas, diferentemente dos outros, jamais falava dela. Sua mãe, bem intencionada, até que tentou dar um empurrão na ”carreira” do filho para ouvir constrangida uma reprimenda inesperada.

S atanás sabia do mistério que envolvia aquele Carpinteiro mas não podia identificar que ambição era aquela. A ambição não é um mal em si mesma. O problema é o coração. Onde ele está. Que tipo de lógica segue. Para explorar o campo das ambições Satanás precisa mostrar alguma coisa ao homem… Além de mostrar a Jesus todos os reinos da terra e glória destes, propõe um pacto inusitado: “tudo isto te darei se prostrado me adorares”.

P or saber quem era Jesus, o inimigo jogou tudo numa só cartada. Para “comprar o passe de Jesus” ele estava disposto a abrir mão de tudo! Incrível como Satanás identificou a Pérola de grande valor e fez o que pôde para comprá-la! É patético como muitos homens agarram-se às quinquilarias de suas posses e status e hesitam em abrir mão de glória efêmera que desfrutam para ter Jesus ao seu lado. Isto certamente acontece porque não têm idéia de quem seja o Jesus que lhes é pregado.

S atanás investiu tudo na tentativa de comprar Jesus mas não faz assim com todos os homens... Sabe bem que a alguns pode seduzir com uma proposta bem menor... Há pessoas que se vendem por uma ninharia. Como um grande embusteiro que é, Satanás oferece aquilo que não é seu... Ele sempre tem um pacote bom aos olhos para propor...  a negociata com o inimigo parece sempre interessante e lucrativa, mas quem fizer acordo com ele vai ter que devolver mais cedo ou mais tarde tudo o que recebeu pois ele oferece aquilo que não é dele. Nada ele tem que possa oferecer a alguém. Tudo foi usurpado. Sabedor disso Jesus recusa veementemente sua proposta sórdida.

C uidado com aquele mentiroso! Segundo Jesus além de mentiroso é ladrão. Vem mentindo desde o princípio. Cuidado com suas propostas. São sempre sedutoras. Resista-lhe firme, na Palavra, e ele fugirá de voce! Quando vier com alguma proposta de glória e sucesso, certifique-se de ter sempre uma Palavra demolidora para arrasar com seu argumento. Se lhe mostrar e oferecer os reinos da terra, recuse sua proposta sórdida e lembre-se de orar segundo a intrução de Jesus: “Pai...venha o teu reino!”  Na literatura judaica se faz muita menção ao reino de Deus. É dito na literatura judaica que o homem que não menciona o reino de Deus em suas orações nem ao menos ora. Aquele que busca o reino de Deus certamente não estará aberto a negociações com o pai da mentira!

Luiz C. Leite   é pastor, psicanalista, administrador de empresas, conferencista e escritor. Autor de "O poder do foco", editora Memorial; e "A inteligência do Evangelho", editora Naós; além de vários títulos por publicar.

- Clique no link para ver vídeo do livro   "A INTELIGÊNCIA DO EVANGELHO"

- Clique no link para ver o vídeo do livro   "O PODER DO FOCO"

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições