Sartre e Céu

Sartre e Céu

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:29

Jean P. Sartre(1905-1980), filósofo francês, afirma em sua filosofia: "O homem é livre; Deus não existe; a vontade de Deus nada significa; a capacidade criativa do homem é tudo; não há valores imperiosos vindo de um mundo superior; os valores são de criação humana. Invente o tipo de pessoa que você quer ser, e você será essa pessoa".

O ícone do Existencialismo francês, como todos os demais filósofos, entre acessos de loucura, sempre apresenta aqui e ali lampejos de lucidez. Num desses momentos de clareza afirma que o "homem está condenado a ser livre, porque uma vez no mundo, é responsável por tudo que faz" . Não há um determinismo que se imponha sobre o curso do homem na história, razão porque ele não pode ser excusado por seus atos.

Ser responsável significa estar em posição de responder. Segundo o pensamento de Sartre, o homem deve responder por tudo o que faz, o que está em linha com a Escritura Sagrada que de forma abundante e tácita afirma que o homem terá de dar conta dos seus atos. A diferença é que a Bíblia apresenta Aquele a quem os homens terão que prestar contas, ao passo que Sartre não.

O Existencialismo de Sartre não vitimiza o homem, antes responsabiliza-o por suas ações, não diante de Deus, mas diante de si mesmo e da sociedade; Para ele não há deuses nem demônios, antes homens, modelando ou desfigurando o mundo com suas virtudes ou vícios. Materialista em extremo, nele não há margem para considerações metafísicas. O que existe é o que se vê, o que se toca, o que se percebe objetivamente. Fora disso não há nada! Assim, o existencialismo concebe como real apenas aquilo que se vê com os olhos naturais, e ponto final.

Parece loucura negar a transcendência do homem, mas há aqueles que o fazem. Julgam, entretanto, aqueles que loucos são os que insistem em fantasmagórica transcendência. Como não se pode convencer facilmente um ateu empedernido a respeito de um lugar chamado céu, resta-nos esperar pela pós-história. Saberemos então. Até lá! ou melhor, Au revoir!

Luiz C. Leite é pastor, psicanalista, administrador de empresas, conferencista e escritor. Autor de "O poder do foco", editora Memorial; e "A inteligência do Evangelho", editora Naós; além de vários títulos por publicar.

Confira o blog do escritor: http://luizvcc.wordpress.com/

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições