Acredito que todos criamos expectativas. Acredito ser algo natural, quase involuntário. Porém, acontece vez sim, vez também, de ficarmos ansiosos por conta de todas essas expectativas que acabamos criando.
Sei que nem todos são assim, mas, sejamos sinceros, a maioria de nós é – e eu me incluo nessa maioria. Nesse monte de estimativas que criamos sobre como isso ou aquilo deve resultar, nos vemos frustrados. Porque também acontece de o resultado, frequentemente, não ser como havíamos imaginado.
E, sabe, é normal se frustrar, não vamos viver uma vida livre de decepções. Sabe qual é, então, o verdadeiro problema? É onde temos depositado nossas expectativas e esperanças.
Tenho um filhinho atípico e, logo que ele nasceu, eu calculei mais ou menos – considerando seus atrasos de desenvolvimento – quando ele faria esse ou aquele avanço. No entanto, os meses foram passando e o Luca não atingia os marcos quando eu imaginava, afinal, ele é uma pessoa e não uma máquina com as atualizações programadas, não é mesmo?
Quando o Luca finalmente atingia um marco, o sentimento era de alívio, de “nossa, finalmente ele conseguiu fazer o que eu estava esperando”. Contudo, temos um Deus paciente e amoroso, e Ele foi me ensinando que minhas expectativas estavam sendo colocadas no lugar errado. Eu não podia derramá-las sobre meu filhinho deficiente, eu precisava entregá-las nas mãos Dele, o único que poderia cuidar tanto do que eu esperava como dos resultados que viriam. Eu precisava aprender a descansar e a confiar no Senhor.
Então, conforme venho aprendendo esse novo processo, percebi que meu sentimento mudou. Não é mais alívio que domina meu coração a cada avanço do meu menino, o que me preenche é comemoração e felicidade por ver que meu pequeno foi capaz de mais uma conquista.
Ao aprendermos a confiar em Deus, a vida se torna mais leve. Paramos de carregar o fardo das expectativas sozinhos enquanto descansamos nos braços do Pai. Entregue seu coração, suas esperanças e todos os seus anseios nas mãos do Senhor. Fique tranquilo, Ele sempre sabe o que está fazendo.
Que Deus nos abençoe.
Mari Mendes é casada com Leandro, mãe do Pietro e do Luca, escritora de ficção cristã e de bilhetinhos pela casa, tem 3 livros lançados. Filha do Pai e filha de pastor. Apaixonada por livros, por culinária e por observar os detalhes da vida, a fim de enxergar a rotina com novos olhares.
* O conteúdo do texto acima é uma colaboração voluntária, de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.
Leia o artigo anterior: Como ser forte?
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições