Você costuma agradecer?

Saber agradecer, colocar esse hábito na rotina, muda nosso coração e transforma o modo como olhamos o mundo.

Fonte: Guiame, Mari MendesAtualizado: quinta-feira, 14 de março de 2024 às 15:19
(Foto: Unsplash/Hannah Olinger)
(Foto: Unsplash/Hannah Olinger)

Estou com um filho pequeno e mais um a caminho. Se você tem filhos, vai me entender e, se você tem alguém próximo com filhos pequenos, pode tentar imaginar. Tem dias que eu não tenho forças nem para falar. O cansaço, a demanda, tudo que uma criança “suga” da gente é absurdo. Ao fim de um dia, quando a noite cai, o bebê está dormindo e eu posso me sentar no silêncio, sinto, na maioria das vezes, que não tenho capacidade para mais nada. Meu irmão e cunhada têm quatro filhos. Se eu fico doida com um só fora da barriga, tenta montar o cenário de 4 crianças, o mais velho tendo apenas 6 anos.

Esses dias, depois de uma noite desafiadora com as crianças, minha cunhada amanheceu querendo paz, só isso: paz! Contudo, ao invés de reclamar, ela começou a agradecer a Deus. Agradecer por tudo o que Ele faz, pela sua bondade, por todos os livramentos, pelo cuidado, etc. De repente, o dia dela mudou, não porque as coisas ficaram em paz. Por favor, eu disse que são quatro crianças! (rs) O dia dela se transformou porque a visão dela se transformou, ela passou a ver a vida com novos olhos, com olhos de gratidão.

Isso não quer dizer para você nunca desabafar e engolir seu sofrimento e ponto final. Todos precisamos ser ouvidos, precisamos de um lugar seguro para derramar os anseios, os cansaços, as lágrimas e tá tudo bem. Todavia, existe um lugar perigoso de se habitar, e este é o ambiente da murmuração. Quando reclamamos de tudo, quando qualquer coisa nos tira do sério. Quando a menor coisinha sai fora do que acreditamos ser o correto, entramos numa espiral da loucura, da impaciência, enfim. Esse é um lugar perigoso, um lugar que nos afasta do Senhor. Um lugar do qual precisamos fugir com todas as forças.

A gratidão é o carro mais veloz para essa rota de fuga. Saber agradecer pelas coisas boas, mesmo as que parecem mais bobas, como o fato de que, se você está lendo isso, acordou hoje! Saber agradecer, colocar esse hábito na rotina, muda nosso coração e transforma o modo como olhamos o mundo, as pessoas, os imprevistos, a rotina e a falta dela.

Não temos controle de nada. E estamos cansados de saber disso! Ainda assim, queremos controlar as coisas e ficamos loucos da vida, vendo a areia escorrer pelos dedos, sem conseguir dar conta de tudo. A boa notícia é que você não precisa dar conta, você não precisa controlar! Você pode descansar. O Senhor está cuidando de cada pequena coisinha da sua vida, por menor que pareça, por mais insignificante que você pensa que isso ou aquilo seja, Deus está no controle de todas as coisas. E todas elas, as boas e as ruins, Ele faz cooperar para o bem dos que O amam.

Agradeça e confie no Senhor. Ele tem grandes coisas para sua vida!

Mari Mendes é casada com Leandro, mãe do Pietro, escritora de ficção cristã e de bilhetinhos pela casa, tem 3 livros lançados. Filha do Pai e filha de pastor. Apaixonada por livros, por culinária e por observar os detalhes da vida, a fim de enxergar a rotina com novos olhares.

* O conteúdo do texto acima é uma colaboração voluntária, de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Espera ativa

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições