A bênção sacerdotal

Quando o nome de Deus é colocado sobre Sua nação, a bênção certamente virá.

Fonte: Guiame, Mário MorenoAtualizado: segunda-feira, 5 de junho de 2023 às 17:33
(Foto: Unsplash/Anton Mislawsky)
(Foto: Unsplash/Anton Mislawsky)

A parashá desta semana contém uma série de episódios emocionantes. Ela detalha a história sórdida das mulheres adúlteras, seu destino e o de seu adultério ilícito. Ilustra as regras e regulamentos do nazir, aquele que se absteve dos prazeres mundanos evitando o vinho, além de deixar o cabelo sem cortar.

No entanto, escondidas no meio dos episódios controversos estão as bênçãos sacerdotais – cinco versículos que iluminam uma luz encorajadora em meio a uma parte difícil. Esses versículos contêm as bênçãos sacerdotais que são bem conhecidas de muitos de nós. “Que Hashem te abençoe e te guarde. Que Hashem brilhe seu semblante sobre você e seja gentil com você. Que Hashem levante seu rosto sobre você e o estabeleça em paz. (Nm 6:24-26)”

Menos celebrados, no entanto, são os versos que aparecem imediatamente antes e depois das bênçãos reais. “Assim abençoarás os filhos de Israel, fale com eles.” Qual é a importância – até mesmo o significado – das palavras extras, “fale com eles”? Depois que Hashem encarrega os sacerdotes com os versos reais de bênção, Ele termina com um comando adicional. “Põe o meu nome sobre os filhos de Israel e eu os abençoarei.” Novamente, o versículo nos deixa imaginando – claro, é Hashem que os abençoará, mas o que o nome Dele tem a ver com isso? Ele não acabou de prescrever a fórmula? Por que os três versos não são suficientes para estimular as bênçãos de D’us?

Alguns meses depois de se mudar para Woodmere, um adorável jovem casal israelense com dois filhos pequenos mudou-se para a nossa casa. Depois de conversar com eles, minha esposa e eu percebemos que em Israel eles não eram nem um pouco observadores da tradição judaica. Eles nem mesmo observaram Yom Kippur, muito menos guardaram o Shabat ou kosher. Parecia que a razão pela qual eles se mudaram para a América porque Israel estava se tornando judeu demais para eles. Minha esposa e eu sentíamos a responsabilidade de trazer essas boas pessoas para mais perto da Torah, mas também não nos sentíamos à vontade para contar a eles sobre as leis que eles deviam conhecer, mas optaram por não observar.

Felizmente em nosso bairro viveu o grande Rosh Yeshiva que trouxe milhares de pessoas para perto da Torah, Rabi Shlomo Freifeld, de abençoada memória. Expliquei nossa situação para ele e basicamente perguntei: “Rebe, o que você faz para tornar alguém frum (religioso)?” Ele sorriu e colocou sua mão grande no meu ombro. “Não faça absolutamente nada!” Fiquei chocado e confuso enquanto ele continuava. “Seja um mensch: nunca perca um ‘bom dia’ ou uma ‘boa tarde’. Certifique-se de que seu gramado esteja limpo e que seus filhos sejam bem-comportados. E apenas seja amigável. Então ele citou as palavras de nossos sábios, ‘certifique-se de que o nome de Hashem seja valorizado por você.’

Ele fez uma pausa, olhou-me nos olhos e proclamou com confiança: “Siga esse conselho e você não terá que fazer nada. Eles se aproximarão da Torah.”

Seguimos seu conselho. Nós os convidávamos para as refeições e nossos filhos brincavam juntos. Conversei sobre política com ele enquanto minha esposa discutia jardinagem com ela. Conversamos sobre tudo – exceto religião. Fiquei, portanto, chocado quando, em outubro, nossos vizinhos nos perguntaram onde ficava a sinagoga mais próxima. Eles decidiram ir à sinagoga para Yom Kippur. Fiquei ainda mais surpreso quando, dias depois, eles pediram minha ajuda para construir uma sucá [cabana]. Fico triste em relatar que recentemente perdemos alguns bons vizinhos. Após 5 anos morando nos Estados Unidos, eles decidiram voltar para Israel. A América estava se tornando muito goyish [gentio] para eles.

Antes de enumerar as bênçãos reais, a Torah nos ensina a verdadeira maneira de abençoar os judeus – falar com eles. As palavras “fale com eles” podem ser mais importantes do que a bênção real. O santo Chofetz Chaim encarregou o avô de minha esposa, rabino Laizer Levin, que foi rabino de Detroit por 50 anos, com uma mensagem simples. “Laizer, gei rehd tzoo Yidden.” (Reb Laizer vai falar com os judeus.) E as verdadeiras bênçãos sacerdotais não terminam de maneira muito diferente. “Põe o meu nome sobre os filhos de Israel e eu os abençoarei.” (Nm 6:27). Quando o nome de Hashem é colocado sobre Sua nação, a bênção certamente virá.

Um sorriso, um olá, um Bom Shabat, ou Shabat Shalom pode ser a chave para forjar uma atitude diferente para um judeu de outra forma cético. Parafraseando um homem que alcançou grandes alturas: “Uma pequena palavra para o homem pode produzir gigantes para a humanidade”. A verdadeira bênção não vem de encantamentos teológicos; vem dos simples sorrisos do coração.

Tradução: Mário Moreno.

Por Rav. Mário Moreno, fundador e líder do Ministério Profético Shema Israel e da Congregação Judaico Messiânica Shema Israel na cidade de Votorantim. Escritor, autor de diversas obras, tradutor da Brit Hadasha – Novo Testamento e conferencista atuando na área de Restauração da Noiva.

*O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: As duas arcas: militar e ritual

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições