“Depois celebrarás a festa das semanas [Chag ha-Shavuot] ao IHVH teu Elohim; o que deres será tributo voluntário da tua mão, segundo o IHVH teu Elohim te tiver abençoado” (Dt 16:10).
Dia 30 de abril, em Israel e em todo o mundo, é o dia de bíblico de Shavuot (Festa das semanas).
Em Shavuot, as pessoas ficam acordadas toda a noite aprendendo a Torah. É um costume de séculos.
Por causa da conexão do feriado com a colheita e a agricultura, é marcado por festivais gastronômicos e piqueniques, bem como visitas a um kibutz e ao Muro ocidental (Lamentações), um remanescente do muro antigo que uma vez rodeava o pátio do templo santo.
Fica repleto de pessoas orando. As ruas de Jerusalém são preenchidas como há 2.000 anos atrás, quando o fogo do Espírito o Santo caiu sobre os crentes Unidos em oração, e naquele dia cerca de 3.000 observadores judeus se completaram.
Biblicamente falando, Shavuot é o segundo Shelosh Regalim, as três grandes festas de peregrinações anuais do povo judeu a Jerusalém.
“Três vezes por ano todos os teus homens devem comparecer perante o IHVH teu Elohim, no lugar que ele vai escolher: no Festival do pão ázimo [de Páscoa], o Festival das semanas [Shavuot] e o Festival dos Tabernáculos [Sucot]” (Dt 16:16).
Em Shavuot, os israelitas trouxeram uma oferta das primeiras colheitas da Primavera ao Mishkan (Tabernáculo) e, mais tarde, ao templo em Jerusalém.
É um tempo quando D-us ordena a seu povo para dar uma oferta de livre arbítrio. As pessoas foram trazer algo, dando-se na proporção de como Ele abençoou-os. “Três vezes no ano todo o varão entre ti aparecerá perante o IHVH teu Elohim, no lugar que escolher na festa dos pães asmos, e na festa das semanas, e na festa dos tabernáculos; porém não aparecerá vazio perante o IHVH: cada qual, conforme ao dom da sua mão, conforme à bênção que o IHVH teu Elohim te tiver dado” (Dt 16:16-17).
Quando cada família apresentou sua cesta para o Senhor, diante do Cohen (sacerdote), eles recitaram os seguintes versos das Escrituras:
“Então protestarás perante o IHVH teu Elohim, e dirás: Siro miserável foi meu pai, e desceu ao Egito, e ali peregrinou com pouca gente: porém ali cresceu até vir a ser nação grande, poderosa e numerosa. Mas os egípcios nos maltrataram e nos afligiram, e sobre nós puseram uma dura servidão. Então clamamos ao IHVH Elohim de nossos pais; e o IHVH ouviu a nossa voz, e atentou para a nossa miséria, e para o nosso trabalho, e para a nossa opressão. E o IHVH nos tirou do Egito com mão forte, e com braço estendido, e com grande espanto, e com sinais, e com milagres; e nos trouxe a este lugar, e nos deu esta terra, terra que mana leite e mel. E eis que agora eu trouxe as primícias dos frutos da terra que tu, ó IHVH, me deste. Então as porás perante o IHVH teu Elohim, e te inclinarás perante o IHVH teu Elohim“ (Dt 26.5 –10).
Os muitos nomes de Shavuot
Este feriado cai 50 dias depois de Pessach; portanto, os judeus helenísticos (judeus que viviam sob domínio grego nos séculos 3 – 4 A.C.) chamaram-no de Pentecostes, partir da palavra grega “pente”, que significa cinquenta.
A maioria dos cristãos, portanto, conhece Shavuot pelo nome de “Pentecostes”.
O nome do festival é realmente derivado da palavra hebraica shavuah, significado “semana”; Shavuot (semanas) é a forma plural.
Shavuot marca o final do período de sete semanas chamado Sefirat HaOmer (contagem do Omer), que começou em Pessach.
“Depois para vós contareis desde o dia seguinte ao sábado, desde o dia em que trouxerdes o molho da oferta movida: sete semanas inteiras serão [shavuot]” (Lv 23:15).
No Quinquagésimo dia, uma nova oferta de grão será apresentada ao IHVH e uma Assembleia sagrada realizada para comemorar a festa das semanas.
“Até ao dia seguinte ao sétimo sábado, contareis cinquenta dias: então oferecereis nova oferta de manjares ao IHVH” (Lv 23:16).
Shavuot é tal um multifacetado feriado que também é conhecido por outros nomes bíblicos e tradicionais, além de Shavuot e Pentecostes:
- Iom HaBikurim (Dia das primícias) em Nm 28:26 (mas não o Festival dos primeiros frutos em Lv 23:9-12);
- Chag HaKatzir (Festival da colheita) em Êx 23:16;
- Bikkurei Ketzir Quitim (Os primeiros frutos da colheita de trigo) em Êx 34; e
- Z’man Mattan Torateinu (Temporada do dar da Torah), que é um nome decorrente da tradição judaica que diz que os israelitas receberam a Torah neste dia dos primeiros frutos.
Shavuot: A doação da Torah
“Agora pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz, e guardardes o meu concerto, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos: porque toda a terra é minha. E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel” (Êx 19:5– 6).
Segundo a crença judaica tradicional, Shavuot comemora a doação da Torah no Monte Sinai.
Embora não seja explicitamente declarado nas Escrituras, cremos que foi o dia em que os dez mandamentos foram dados para a nação de Israel sete semanas após sua milagrosa saída com o Êxodo do Egito.
Mais de 3.300 anos atrás, no sopé da montanha, o povo judeu aceitou o privilégio e a responsabilidade de viver como o povo de D-us “um conjunto-unido”.
A Torah tornou-se o acordo sobre o padrão de comportamento e código de conduta para os Israelitas nativos e o estranho que vivia no meio deles. “As mesmas leis e regulamentos se aplicará tanto para você e para o estrangeiro que reside entre vocês” (Nm 15:16)
Observâncias do feriado: Descanso, estudo e colheita
“Este é o holocausto contínuo, instituído no monte Sinai, em cheiro suave, oferta queimada ao IHVH” (Nm 28:6).
Para comemorar este dia especial, crianças em Israel tipicamente vestem branco e transportar cestos decorados cheios de frutas, verduras e produtos lácteos como o queijo.
Elas também cantam músicas festivas, e muitos usam uma coroa de flores ao redor de suas cabeças.
Como Shavuot está associado com a dádiva da Torah, em todo o mundo, o povo judeu vai a sinagoga para ouvir Êxodo 19-20, que inclui os dez mandamentos.
No dia anterior, na verdade, muitos ficaram acordados toda a noite para estudar a Torah, uma prática chamada Tikun Leyl Shavuot (retificação para a noite de Shavuot).
A Megilat Ruth (Livro de Rute) é também lido porque as cenas de colheita, descritas em Ruth estão em consonância com este festival da colheita.
Além disso, desde que Ruth foi uma convertida ao judaísmo, a aceitação da Torah reflete o tema do recebimento da Torah. Também tradicionalmente acredita-se que o neto da Ruth, o rei David, não só nasceu em Shavuot, mas também morreu em Shavuot.
A tradição de comer refeições que incluem produtos lácteos em Shavuot é considerada por alguns a data de volta ao dia de Moshe que apresentou a Israel a Torah.
Depois de receber a Torah, os israelitas perceberam que a sua carne não era kosher.
Desde que eles estavam com fome, matar e cozinhar carne fresca levaria muito tempo, então eles optaram por produtos lácteos.
Embora este festival tem a duração de um dia em Israel, fora de Israel, na diáspora, muitas vezes é comemorado por dois dias.
Shavuot: A recepção do Ruach Ha Codesh (Espírito o Santo)
Este antigo festival bíblico é particularmente relevante para os seguidores da restauração da aliança em Ieshua.
Neste mesmo dia, o Ruach Ha Codesh (Espírito o Santo) veio sobre os talmidim de Ieshua (discípulos) que estavam estudando toda a noite, como era o costume. Eles estavam à espera das suas instruções finais. Essa manifestação veio por volta das 9:00 durante os sacrifícios da manhã.
“E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do pai, que disse ele de mim ouvistes. Porque, na verdade, João imergiu com água, mas vós sereis batizados com o Espírito o Santo, não muito depois destes dias. Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel? E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o pai estabeleceu pelo seu próprio poder. Mas recebereis a virtude do espírito santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra” (At 1:4–8).
O que é um evento incrível na história bíblica!
Em Shavuot, os discípulos de Ieshua receberam o poder do Ruach Ha Codesh (Espírito o Santo) e foram suas testemunhas em Jerusalém e em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra!
“Quando chegou o dia de Shavuot… Todos eles foram cheios da Ruach Ha Codesh e começaram a falar em outras línguas como o Ruach permitiu a eles” (At 2:1,4).
Shavuot tem significado para todos os seguidores de Ieshua, nativos nascidos judeus e ramos “selvagens” enxertados na Oliveira natural.
Hoje, portanto, que crentes messiânicos em Ieshua estão se reunindo em todo Israel para piqueniques ao ar livre onde eles vão adorar o Senhor e trazer seus primeiros presentes de frutas e ofertas.
Sem Shavuot, não temos o poder para testemunhar de Ieshua sobre a boa nova da salvação para todas as pessoas.
Testemunhar para os perdidos sobre Ieshua não vem de nosso próprio poder ou força, mas pelo Ruach Ha Codesh que veio em Shavuot.
Shavuot: Sendo habilitado a viver uma vida Santa
Shavuot é sobre a doação, porque D-us é, por natureza, um doador.
D-us deu dois de seus dons mais precioso neste dia: a Torah (sua palavra) e o Ruach Ha Codesh (Espírito o Santo).
Este feriado enfatiza nossa necessidade de verdade e o espírito de D-us que nos capacita a viver vidas santas.
A Torah é a palavra da verdade que revela o que parece uma vida Santa, mas é o Ruach que nos dá a graça e a força para viver essa verdade em nossas vidas diárias.
O Ruach não ter sido derramado, no entanto, se Ieshua Ha Mashiach não tivesse vindo. Ele é o dom mais precioso que D-us deu — salvação eterna através de Ieshua Ha Mashiach.
“Porque Elohim amou o mundo que deu seu único filho, que todo aquele que nele crê será não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3:16).
Enquanto a vida eterna é a maior bênção espiritual, que nós podemos receber, D-us também abençoa seus filhos materialmente em muitas maneiras.
Alegramo-nos nos dons com que D-us nos abençoou, mas também no doador daqueles presentes.
Da mesma forma, também estamos aqui para ser doadores. A Bíblia nos lembra de compartilhar o que D-us nos deu com aqueles que estão em necessidade.
Para ilustrar esse tipo de generosidade, D-us ordenou aos israelitas para não colher seus campos completamente. Os cantos eram para serem deixados para os pobres. “E, quando segardes a sega da vossa terra, não acabarás de segar os cantos do teu campo, nem colherás as espigas caídas da tua sega: para o pobre e para o estrangeiro as deixarás: Eu sou o IHVH vosso Elohim” (Lv 23:22).
O livro de Ruth e Shavuot
No livro de Rute, lemos que a Ruth, que era pobre e uma estrangeira, procurou cuidar de sua sogra, Naomi, recolhendo o grão deixado por coletores.
Afinal, ela encontrou-se a respigar nos campos de Boaz, um homem temente a D-us cumpridor dos mandamentos de Adonai (Senhor).
Quando Boaz descobriu que Ruth tinha voltado para Israel com a sua sogra Naomi, ele foi longe e acima de exigências da Torah em grãos deixando para ela (Rt 1:22, 2:1–9, 15-16).
Ruth foi surpreendida pela sua benevolência e perguntou por que ele tinha tomado nota especial dela, uma estrangeira.
Boaz respondeu, “totalmente relataram-me a bondade que você tem mostrado a sua sogra” (Rt 2:11).
Após Ruth colher por cerca de sete semanas nos campos de Boaz — provavelmente correspondente ao tempo da contagem do Omer e Shavuot — Naomi concebeu um plano de ação para que Ruth não vivesse o resto de seus dias como uma viúva pobre.
Seu plano era que Boaz agiria como parente-Redentor de Ruth, então ela mandou a Ruth para a eira para dormir aos seus pés.
Quando Boaz acordou no meio da noite e a encontrou lá, essencialmente fez-lhe uma promessa de casamento, dizendo, “E disse ele: Quem és tu? E ela disse: Sou Rute, tua serva; estende pois tua aba sobre a tua serva, porque tu és o remidor” (Rt 3:9; veja também Ez 16:8).
Embora Boaz não fosse obrigado a agir em nome deste pobre viúva, ele o fez. Eventualmente, ele casou-se com Ruth e de sua linhagem veio o rei David e Ieshua Ha Mashiach.
Embora o livro de Rute comece com um final trágico, fecha-se com um novo começo — um que eventualmente iria beneficiar toda a humanidade.
Vemos que o próprio Senhor fez o papel do nosso Redentor para com Israel, que ele cumpriu quando ele redimiu a Israel do Egito e os trouxe para a terra prometida. O Senhor disse,
“E, passando eu por ti, vi-te, e eis que o teu tempo, era tempo de amores; e estendi sobre ti a ourela do meu manto, e cobri a tua nudez; e dei-te juramento, e entrei em concerto contigo, diz o Senhor IHVH, e tu ficaste sendo minha” (Ez 16:8).
Mas aí viria um tempo quando uma redenção final seria feita:
“Mashiach [Messias] foi sacrificado uma vez para tirar os pecados de muitos; e ele aparecerá uma segunda vez, para não suportar o pecado, mas para trazer salvação para aqueles que estão esperando por ele” (Hb 9:28).
Ieshua Ha Mashiach pagou o preço final dos nossos pecados e tornou-se nosso parente Redentor.
Como Boaz, nosso parente-Redentor, Ieshua Ha Mashiach toma conhecimento de toda a bondade que você mostra para o povo judeu, que como Naomi voltou para a Terra Santa depois de perder tudo no exílio.
Durante este festival da colheita, por favor, ore para que o Senhor da Seara (Adon HaKatzir) envie adiante d´Ele mais trabalhadores para os campos de colheita de Israel e que a colheita de almas para seu reino seja abundante! (Mt 9:37-38).
“Em seguida, celebra a festa das semanas ao IHVH teu Elohim, dando um oferta livre-arbítrio proporcionalmente as bênçãos que o IHVH teu Elohim te deu” (Dt 16:10).
Tradução: Mário Moreno
Título original: “Holy Spirit Fire Moving Here in Jerusalem Today”.
Por Rav. Mário Moreno, fundador e líder do Ministério Profético Shema Israel e da Congregação Judaico Messiânica Shema Israel na cidade de Votorantim. Escritor, autor de diversas obras, tradutor da Brit Hadasha – Novo Testamento e conferencista atuando na área de Restauração da Noiva.
*O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.
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